Com o cenário da pandemia do coronavírus ficando para trás, muitas pessoas começaram a pensar em como seria a situação do trabalho remoto. Ao menos em nosso país, muitas empresas, entre elas a HostGator, referência no mercado de hospedagem de sites e domínios, seguem esse modelo, levando o Brasil a ganhar destaque mundialmente.
Uma pesquisa divulgada no primeiro semestre deste ano pela Kayak revelou que, na América do Sul, o Brasil ocupa a primeira posição entre os melhores países para viajar e também para trabalhar de maneira remota, considerando cinco fatores: condições de saúde e segurança, infraestrutura para o trabalho remoto, preços locais, vida social e clima.
Em nosso país, as empresas que optaram por seguir esse modelo mesmo após a pandemia observam reflexos positivos em seus quadros de funcionários. No caso da HostGator, eleita em 2022 como uma das 30 melhores empresas para se trabalhar de acordo com o ranking do GPTW (Great Place to Work) - e a 11ª em Santa Catarina –, esse reflexo é percebido não apenas no ânimo dos funcionários, mas também na diminuição da famosa “taxa de turnover” (ou seja, taxa de rotatividade de colaboradores - voluntária ou involuntária).
“Flexibilidade e produtividade. Estas são duas palavras que se destacam quando falamos sobre o HostGator Everywhere, programa que deixa as pessoas confortáveis para trabalhar de onde se sentem bem. Mantemos parte da nossa estrutura física, com os benefícios e recursos de antes, mas agora podem escolher quando interagir pessoalmente com seus colegas. Este movimento tem ajudado a aumentar, ainda mais a satisfação das nossas pessoas”, explicou Giulianna Boscardin, Head de Pessoas da HostGator Brasil.
Modelo híbrido veio para ficar?
Ainda de acordo com o levantamento feito pelo GPTW neste ano, 77% das empresas premiadas indicaram que possuem um modelo de trabalho híbrido. Dessa forma, o funcionário tem a opção de escolher quando quer ir ao escritório ou, em casos como o da HostGator, realizar suas atividades totalmente de casa.
Essa nova realidade abre um caminho importante para as empresas: encontrar talentos além da sua cidade de atuação. Em muitos desses casos, até mesmo líderes, diretores e gestores podem trabalhar de suas casas ou outro local de escolha, sem a famosa “pressão’ de se fazer presente em um escritório todos os dias.
“Cerca de 36% de nossos colaboradores moram fora de Florianópolis, onde fica nosso escritório. Mesmo não estando mais em Floripa eu consigo manter minhas atividades e interações com todos tão viva quanto antes. O desafio é manter viva esta conexão e temos programas e ações para isso. Sinto que essa liberdade de trabalhar de onde estiver traz ao nosso colaborador mais autonomia e flexibilidade para o dia a dia das pessoas”, declara Daniel Dias, Vice-presidente de Operações da empresa.
Outros dados levantados neste ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indicam que no Brasil há cerca de 20,4 milhões de pessoas em funções que seriam aptas a trabalhar de maneira totalmente remota. No caso da HostGator, mesmo aqueles que lidam com atendimento ao cliente podem optar por ficar totalmente de casa.
O que mais faz uma empresa ser GPTW?
Possivelmente aqueles que buscam entender o que uma empresa deve ter para receber o selo de grande lugar para se trabalhar devem estar se perguntando: “ok, o que é oferecido por uma companhia além do ambiente de trabalho para ganhar esse destaque”, certo?
No caso da HostGator, isso vai muito além dos benefícios convencionais. Neste caso, podemos destacar os seguintes pontos:
Promoção de ações sociais com total apoio e engajamento dos colaboradores;
Programas de desenvolvimento e aprendizado internos e externos;
Constantes oportunidades de crescimento profissional (grande parte das vagas são divulgadas internamente antes de irem para as redes sociais);
Chances de desenvolvimento pessoal e de carreira, através de workshops de autoconhecimento, mentoria, coach de carreira, desenvolvimento de competências, entendimento sobre gatilhos motivacionais e muitos outros;
Foco na experiência e jornada do colaborador: cada ação é realizada pensando na experiência do colaborador dentro da empresa – e esse propósito já rendeu inclusive certificação no prêmio Ser Humano na ABRH Santa Catarina;
Apoio e desenvolvimento do time de liderança, de forma que os líderes também se sintam em constante evolução e possam construir times de ainda maior sucesso.
“Na HG evoluímos constantemente nossos programas de gestão de pessoas, sempre com foco na experiência que cada pessoa terá aqui, são os detalhes que fazem a diferença. Acredito que, manter as pessoas como ponto central do nosso negócio, nos levou a alcançar excelentes resultados de forma consistente nos últimos anos”, concluiu Giulianna.
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