A Serasa começou a disponibilizar, em outubro, uma versão atualizada do score de crédito, que possibilita compreender melhor a pontuação do consumidor. A novidade passa a mostrar quais hábitos estão influenciando diretamente na variação dos pontos.
Mais alinhada ao cenário atual, a Serasa Score 2.0, como a nova versão do sistema foi batizada, traz ajustes nos pesos das informações utilizadas no cálculo da pontuação. Os dados do Cadastro Positivo, referentes ao bom comportamento financeiro do indivíduo, estão entre as principais referências.
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Também são consideradas, na nova pontuação da Serasa, o registro de pendências no nome do consumidor, as dívidas e os pagamentos, bem como as consultas ao CPF e a evolução financeira (tempo de relacionamento com o mercado de crédito e participação em empresas). Com a renovação da funcionalidade, algumas pessoas podem ter os pontos modificados.
A consulta à Serasa pode ser feita no app e no site do serviço.Fonte: Serasa/Divulgação
De acordo com a entidade, a atualização do Score 2.0 aumentou a pontuação de 44% dos consumidores cadastrados no sistema, enquanto 23% deles seguiram o caminho contrário, diminuindo os pontos. Já para 33% dos clientes não houve nenhuma mudança.
Como acessar
A consulta à pontuação do Serasa pode ser feita gratuitamente no site do Score 2.0 e nos apps para Android e iOS, mediante cadastro na plataforma. Os pontos aparecem na página inicial, enquanto o detalhamento dos dados está na opção “Entenda seu score”.
Conforme o birô de crédito, a pontuação atualizada será lançada gradualmente para a base cadastrada no sistema. A previsão é de que todos tenham acesso à nova versão até o final de dezembro.
A pontuação do Score 2.0 continua variando de 0 a 1.000 pontos, indicando a probabilidade de o consumidor honrar seus pagamentos. Ela é considera “baixa” na faixa de 0 a 300, “regular” de 301 a 500, “boa” de 501 a 700 e “muito boa” de 701 a 1.000.
Fontes