Eleito para o terceiro mandato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vitorioso no segundo turno das Eleições de 2022, no domingo, 30 de outubro, e se prepara para assumir o cargo de presidente da República entre 2023 e 2026. A posse de presidente, vice-presidente e governadores acontecerá no dia 1° de janeiro de 2023.
O mandato de Lula e seu vice, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), será de 4 anos e 5 dias, já que a data da posse do próximo presidente deve acontecer em 5 de janeiro de 2027. A mudança foi aprovada pelo Congresso em 2021 e altera também a data da posse de governadores, que ficará para 6 de janeiro de 2027.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Cerimônia de posse em 2023
A primeira cerimônia será pela manhã, durante uma missa na Catedral de Brasília. Em seguida, o tradicional desfile em carro aberto passa pela Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Itamaraty. O novo chefe do Executivo será então recebido pelo Congresso Nacional e após a posse, faz o discurso à nação.
O encerramento das cerimônias acontece com a ida ao Palácio do Planalto, onde acontece a passagem da faixa presidencial. Os parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados serão empossados em 1° de fevereiro de 2023.
No domingo, 30 de outubro, Lula conquistou mais de 60 milhões de votos (50,90% dos votos válidos), sobre o oponente, Jair Bolsonaro (PL), que recebeu 49,10% dos votos. O petista superou seu próprio recorde e atualmente é o presidente com maior número de votos do Brasil. Ao todo, mais de 118 milhões de brasileiros compareceram às urnas.
Em sua primeira declaração após o resultado do segundo turno, Lula afirmou: “A partir de 1° de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiras e brasileiros e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo e uma grande nação”.
No primeiro turno, a chapa Lula e Alckmin havia conquistado a maioria dos votos (48,43%), contra 43,20% do atual presidente Bolsonaro. Simone Tebet ficou em terceiro lugar com 4,16%. Em seu terceiro mandato, Lula será o presidente mais velho já eleito, com 77 anos.
Categorias