O segundo turno das Eleições 2022 estão se aproximando, mas muita gente está com receio diante de boatos envolvendo o adiamento do pleito. Desde o começo da semana começaram a pipocar rumores de que o segundo turno da votação para presidente – e governadores em alguns estados –, poderia ser realizado apenas dentro de algumas semanas.
Entretanto, embora a data de uma eleição possa mesmo ser adiada, o processo para que isso aconteça é bastante complexo, principalmente se tratando de estarmos às vésperas das eleições.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Hoje o TecMundo explica melhor como funciona o sistema e responde a pergunta que tem tirado o sono de muita gente: o 2º turno será mesmo adiado? Confira!
Afinal, o segundo turno das Eleições de 2022 pode ser adiado?
É praticamente impossível que o Segundo Turno seja adiado. Ainda mais em um período tão próximo, onde urnas já estão sendo enviadas e os colégios/centros eleitorais já estão preparados para recepcionar os eleitores no próximo domingo, dia 30 de outubro.
As Eleições 2022 não serão adiadas e ocorrerão normalmente no próximo domingo (30)Fonte: TSE
Além disso, o procedimento de adiamento da data das eleições não é tão simples. Primeiro, é necessário que haja uma emenda constitucional para que isso aconteça. E, diante do atual cenário, não há nada que dê motivos reais para que isso ocorra até o próximo domingo.
Mesmo assim, para que isso aconteça é necessário haver um motivo de situação extrema ou incontornável. Isso significa que é preciso contatar a impossibilidade dos eleitores comparecerem às seções eleitorais.
- Veja também: Pode ter terceiro turno nas Eleições 2022?
Foi o que aconteceu em 2020, onde por conta da pandemia da COVID-19, as eleições municipais foram adiadas para uma data que o índice de internações já era considerado mais baixo do que no ápice da doença.
Em 2020 as eleições municipais foram adiadas em um mês por conta da pandemia de COVID-19Fonte: TSE
Mesmo diante de um cenário tão grave, a proposta de emenda do adiamento passou por um período de votação no Congresso Nacional. O processo foi aprovado nos dois turnos, mas com adiamento apenas três meses da data original das eleições. Vale ressaltar que isso também aconteceu em outros países, como França e Argentina.
Dessa forma, não cabe somente ao TSE adiar Eleições 2022. Mesmo diante de um cenário caótico, a emenda deve ser votada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados Federais para ser – ou não – aprovada.
Mesmo que aconteça algo muito grave no país, haveria um longo processo para adiamento das eleiçõesFonte: TSE
Por isso, mantenha o seu planejamento para o próximo domingo. Pois em todo o Brasil será realizado o Segundo Turno das Eleições Presidenciais, e em alguns estados a votação Eleições para Governador.
Continue de olho aqui no TecMundo para saber as últimas notícias sobre as Eleições 2022, além de assuntos como tecnologia, ciência e entretenimento. Bom voto!
Categorias