O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), maior empresa pública prestadora de serviços de TI no Brasil, lançou quarta-feira (19), durante a abertura do evento VMware Explore Brasil 2022 realizado em São Paulo, a sua nova plataforma de nuvem Serpro Cloud One.
O produto, que irá operar nos moldes de uma grande nuvem privada governamental, promete oferecer serviços de computação sob demanda, escaláveis e para multirregiões – inclusive Brasília –, nas modalidades de infraestrutura, plataforma e software como serviço.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com essa nova solução, criada em parceria com a empresa californiana VMware e seu distribuidor e provedor global de soluções tecnológicos ScanSource, o Serpro se torna, ao mesmo tempo, um novo provedor de serviços em nuvem e também o líder em cloud na esfera estatal.
Como irá funcionar a Serpro Cloud One?
Fonte: Serpro/Divulgação.Fonte: Serpro
A hospedagem do ambiente em nuvem do Serpro Cloud One será feita nos data centers da empresa pública, localizados em São Paulo e também Brasília, considerada um ponto estratégico no contexto federal. Funcionando como um recurso privado para o governo federal, a tecnologia permitirá autoatendimento sob demanda, o que significa tomar decisões de acordo com as necessidades na hora, sem ter que aguardar o provedor de serviços.
O serviço oferece ainda: amplo acesso via rede, elasticidade rápida, serviços medidos, camada extra de segurança no acesso ao console, tecnologia de ponta, controle de acesso e otimização do uso de recursos, ou seja, suporte indiscriminado quanto à quantidade de usuários.
Finalmente, a criação do Cloud One também permitirá que o Serpro atue junto ao governo federal como um “cloud broker”, o que poderia ser traduzido como “corretor de nuvem”, ou seja, aquela empresa que pode orientar e aconselhar a administração pública na escolha dos melhores serviços para se adequar às suas necessidades.
Fontes