O Banco Central (BC) divulgou nessa quinta-feira (20) a lista atualizada dos bancos com mais reclamações recebidas pela autarquia, referente ao terceiro trimestre de 2022. O ranking agora é liderado pelo BTG Pactual/Banco Pan, que no início do ano ocupava a terceira posição.
Conforme a autoridade monetária, o ranking de reclamações do BC leva em conta a quantidade total de queixas recebidas durante o período, as consideradas procedentes e o número de clientes da instituição financeira. Quanto maior a pontuação, pior é o desempenho do banco.
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Entre julho e setembro, o BTG Pactual/Banco Pan alcançou 76,14 pontos, após receber 1.559 reclamações consideradas procedentes, oriundas de um universo de 20,4 milhões de correntistas. A pontuação apresentou um aumento considerável, lembrando que a empresa obteve 68,20 pontos na listagem do segundo trimestre.
Problemas com cartão de crédito estão entre as principais queixas dos correntistas.Fonte: Shutterstock
Antigo líder do ranking de queixas do BC, o C6 Bank caiu para a segunda colocação, ao somar 50,78 pontos depois de receber 1.070 reclamações, em meio a 21,3 milhões de clientes. Fechando o pódio, surge o BMG, com 11,5 milhões de usuários, 46,87 pontos e 542 reclamações no período.
Veja a lista completa
De acordo com o BC, o ranking de bancos com mais reclamações no terceiro trimestre de 2022 é a seguinte:
- BTG Pactual/Banco Pan: 76,14 pontos
- C6 Bank: 50,18 pontos
- BMG: 46,87 pontos
- Inter: 36,81 pontos
- Santander: 28,54 pontos
- Bradesco: 25,18 pontos
- Mercado Crédito: 22,21 pontos
- Votorantim: 20,82 pontos
- Pagbank PagSeguro: 19,73 pontos
- Original: 17,35 pontos
- Caixa Econômica Federal: 17,19 pontos
- Neon: 15,59 pontos
- Itaú: 14,40 pontos
- BB: 12,64 pontos
- Nubank: 9,76 pontos
A autoridade monetária também divulgou quais foram os problemas que mais geraram reclamações sobre bancos entre os meses de julho e setembro. Neste quesito, as irregularidades relativas aos cartões de crédito ficaram em primeiro lugar, com 2.117 queixas, seguidas por problemas com cartão de débito, internet banking, credenciadora e operadora de crédito (1.199).
Em terceiro lugar, aparece a oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado, que teve 950 reclamações. Irregularidades relacionadas a operações de crédito, exceto consignado (918), e problemas com o Pix, envolvendo dificuldade para solicitar ou realizar devolução (675), fecham o top 5.
Fontes