O Itaú Unibanco anunciou hoje (10) que vai disponibilizar o sinal do 5G em 100 agências bancárias espalhadas por cinco estados, oferecendo aos clientes a oportunidade de experimentar a tecnologia. A instituição financeira já havia adotado a conectividade de forma experimental em duas unidades, no ano passado.
Conforme o banco, as agências beneficiadas estão localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Elas foram definidas com base em levantamentos das regiões que já possuem a infraestrutura necessária para a implantação da quinta geração da internet móvel.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na primeira fase do projeto, a conexão poderá ser encontrada em unidades que funcionam nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). Agências dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, em Goiás, também terão acesso ao serviço nesta etapa.
O aumento da velocidade de conexão é uma das vantagens do 5G.Fonte: Unsplash
“À medida em que aumentamos o poder tecnológico das unidades físicas, proporcionamos a união entre a agilidade do ambiente digital com a conveniência do atendimento presencial. Neste contexto, seguimos focados em expandir a novidade para outras localidades do Brasil, tão logo esse tipo de conexão esteja disponível”, declarou o diretor de tecnologia do Itaú Unibanco, Fábio Napoli.
Melhorias nas operações financeiras
Já disponível em todas as capitais brasileiras, o 5G oferece benefícios capazes de revolucionar práticas de consumo e diferentes tipos de negócios. Uma das maiores vantagens é o aumento da velocidade de download.
Como ressalta o banco, o novo padrão de conexão também oferece maior estabilidade de sinal, evitando possíveis interrupções geralmente causadas pelo cabeamento físico. Dessa forma, as operações financeiras realizadas dentro das agências se tornarão mais rápidas e interativas.
Ainda segundo Napoli, os testes realizados pelo Itaú Unibanco no ano passado mostraram todo o potencial da tecnologia para o mercado financeiro. “Desde então, foi possível notar ganhos substanciais de velocidade de tráfego de dados em nossos sistemas internos, além de uma melhora expressiva na disponibilidade de conexão”, destacou.