Cada vez mais, a eletromobilidade vem mostrando ao mundo como pode ser uma boa alternativa aos diversos problemas ligados à locomoção nas zonas urbanas. Além de serem mais econômicos, os veículos elétricos são capazes de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, contribuindo para um futuro mais sustentável.
No Brasil, de acordo com dados levantados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado está aquecido e já conta com uma circulação de 100 mil veículos no território nacional. Inclusive, o aumento nas vendas de motos e de carros elétricos no primeiro semestre de 2022 foi significativo, cerca de 31% a mais em comparação com o mesmo período do ano passado.
Nesse contexto, vale conhecer a Voltz Motors, uma empresa de tecnologia 100% brasileira, dedicada à fabricação de motos elétricas com designs inovadores e inúmeros benefícios. Nós, do TecMundo, visitamos a fábrica da companhia localizada em Manaus para conferir como esses veículos potentes são desenvolvidos.
Você pode conferir o vídeo completo com todos os detalhes dessa visita logo abaixo!
Fabricação de motos elétricas: entenda como tudo funciona
Sendo um dos focos principais, a Voltz está engajada em contribuir para as melhorias da mobilidade urbana do Brasil, oferecendo alta tecnologia nesse processo. Desde 2019, quando um dos principais lançamentos da marca foi disponibilizado para venda, a companhia cresceu de forma considerável, e seu objetivo atual é chegar à marca de 10 mil modelos fabricados até o final deste ano.
Na fábrica de Manaus (AM), a estrutura permite a fabricação de até 180 mil motos. Esse número já impressiona por si só, mostrando que a Voltz deseja conquistar ainda mais o mercado brasileiro ao fornecer veículos inteligentes e com grande tecnologia para os consumidores. Além disso, em seu desenvolvimento, há a possibilidade de integração com softwares e, até mesmo, internet para promover conforto e agilidade aos motoristas.
Atualmente, são quatro modelos fabricados nesse local: as motos EV1 Sport, EVS, EVS Work e o triciclo elétrico Miles, com capacidade para transportar cargas pequenas, o que é bastante útil para quem precisa fazer entregas. Nesse sentido, a montagem ocorre em etapas, iniciando no desenho da moto, com todos os seus componentes, e passando para a integração dos dispositivos.
O grande diferencial das motos elétricas, como o próprio nome sugere, está no combustível que, nesse caso, é uma carga de bateria. Assim, em vez de ter que ir em um posto de gasolina, por exemplo, os motoristas podem fazer o carregamento elétrico na própria casa.
EVS Work é uma das motos fabricadas pela Voltz em sua fábrica localizada na cidade de Manaus. (Voltz/Divulgação)
Há muitos profissionais envolvidos na fabricação dos veículos elétricos da Voltz, e todas as etapas, desde a concepção de novos modelos até sua montagem final. Porém, a expectativa é que a tecnologia também auxilie principalmente no controle das etapas, conferindo mais precisão e evitando que erros sejam cometidos.
Gostou dessas novidades? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais desses assuntos e não deixe de visitar o site da Voltz para buscar mais informações sobre a companhia!
Fontes
Categorias