Mesmo com a divulgação oficial dos resultados financeiros do terceiro trimestre agendada para daqui a duas semanas, no dia 19 de outubro, a Tesla não resistiu às boas notícias e divulgou um comunicado no domingo (2), confirmando uma entrega recorde de 343.830 veículos elétricos no período.
Depois de um atípico segundo trimestre mais lento, provocado principalmente pelas paralisações da fábrica na China devido a ocorrências da covid-19, a Tesla acelerou a produção no 3T22. Com isso, conseguiu entregar 18.672 dos Model S e X, e 325.158 de Model 3 e Y de um total de 325.158 carros. Pouco mais de 22 mil permaneceram em estoque.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A nova entrega retoma a série de dois anos seguidos de vendas recordes interrompidas no segundo trimestre pelos fechamentos determinados na fábrica de Xangai. O total de veículos entregues foi de 254.695, o menor resultado desde o 3T21. Além da retomado dos trabalhos na China, as novas Gigafábricas do Texas e Berlim iniciaram suas produções.
Smoothing out crazy end of quarter delivery wave to reduce expedite costs & relieve stress on Tesla team. Aiming for steadier deliveries intra-quarter.
— Elon Musk (@elonmusk) October 2, 2022
Diminuindo a correria de final de trimestre
Em seu comunicado, a montadora informa que alguns desses veículos elétricos já estavam “em trânsito no final do trimestre”. No Twitter, o CEO Elon Musk comemorou a suavização da “onda louca de entregas no final do trimestre para reduzir custos e aliviar o estresse da equipe da Tesla”.
No final de novembro do ano passado, o bilionário havia recomendado aos seus funcionários que parassem com a correria de final de trimestre para aumentar de qualquer maneira as vendas trimestrais. A ordem na época foi que todos se concentrassem em reduzir os custos relacionados ao transporte dos veículos.
Ainda assim, a fabricante reconhece que foi difícil “garantir a capacidade de transporte dos veículos a um custo razoável durante essas semanas de pico de logística”, com alguns poucos carros ainda não entregues. “A experiência do cliente sofre quando há uma corrida de fim de trimestre. Firme como está indo é o movimento certo”, disse Musk.