Com mais de 95% das urnas apuradas às 21h deste domingo (2), já é possível dizer que haverá segundo turno na eleição para presidente do Brasil entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A próxima rodada da votação está marcada para o dia 30 de outubro.
Com 95,76% das urnas abertas, a página oficial de resultados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostrava o ex-presidente Lula com 47,72% dos votos e o atual presidente Bolsonaro com 43,81% dos votos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Neste ano, mais de 156 milhões de eleitores brasileiros puderam votar. Ao todo, 472.075 urnas eletrônicas foram usadas nas eleições. De acordo com boletim do TSE, 3.222 aparelhos precisaram ser substituídos em todo o país devido a algum problema.
Eleitores de diferentes regiões do país, e do exterior, relataram filas maiores e um maior tempo de espera para votar neste ano. Inicialmente, o atraso foi atribuído a problemas com a coleta da biometria (que não era obrigatória e não impedia ninguém de votar).
Urna eletrônica usada nas eleições brasileiras (crédito: Shutterstock)
Em entrevista coletiva realizada na tarde do domingo, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que as filas estavam dentro do esperado e que uma das causas poderia ser o maior número de eleitores que efetivamente foi votar neste ano. A causa da demora maior e das filas só poderá ser identificada com certeza após uma revisão dos números.
Categorias