Eleições 2022: não consegui baixar o e-Título, e agora?
Se você não tem mais o título de eleitor em papel e não conseguiu baixar o app e-Título, saiba aqui o que deve fazer para conseguir votar

Fonte: IG
Imagem de Eleições 2022: não consegui baixar o e-Título, e agora? no tecmundo
Faltando uma semana para a eleição, chegou o momento em que os cidadãos começam a procurar seu título eleitoral e a organizar seus documentos. Desde 2020, já existe a facilidade do aplicativo e-Título, que substitui o documento de papel e que pode ser apresentado no dia do pleito.
Contudo, nem todo mundo consegue baixar o e-Título — seja por dificuldades com as tecnologias, seja por tentar acessar o app em cima do prazo das eleições, quando ele fica bloqueado para download.
Se esse é o seu caso, confira quais são as opções que você tem para conseguir votar normalmente no dia 2 de outubro sem ter seu título original em mãos.
Opção 1: sem usar recursos digitais
Se não se lembra de onde guardou seu título de eleitor, você ainda pode votar normalmente nas eleições de 2022. Para isso, deve ir até sua seção eleitoral e levar um documento de identificação. Vale lembrar que sua situação eleitoral precisa estar regularizada — caso contrário, sua participação no pleito será vetada.
Segundo a Justiça Eleitoral, são aceitos os seguintes documentos:
- carteira de identidade (RG);
- passaporte;
- carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Atenção: não é possível votar apresentando a certidão de nascimento ou a de casamento.
Opção 2: imprimir uma segunda via do Título Eleitoral
Caso você não consiga ou prefira não instalar o e-Título no celular ou tablet, você ainda tem a opção de imprimir uma cópia de seu título eleitoral em sua própria casa.
Para dar seguimento, acesse a página Autoatendimento do Eleitor, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse endereço, é possível fazer o download do seu título de eleitor em formato PDF, usando um QR code de validação para os seus documentos.
Além de baixar uma cópia do título para fazer a impressão, nessa nova seção do Portal do TSE você consegue regularizar várias questões da sua situação eleitoral. É possível ter acesso a diversas informações a respeito do local de votação e de mudanças de seção, e ainda pode alterar o domicílio eleitoral para o próximo pleito.
“O grande avanço dessa página em comparação às eleições anteriores é a possibilidade do cadastro eleitoral e da emissão e impressão do título de eleitor pela via eletrônica. Isso é um avanço muito grande”, pontuou Cássio André Borges dos Santos, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ele avalia que em breve o documento de papel ficará obsoleto, embora seja sempre uma opção para quem ainda prefere a materialidade.
Como usar o Autoatendimento do Eleitor?
O site Autoatendimento do Eleitor reúne várias funcionalidades que facilitam a vida dos cidadãos. Se antes os títulos só podiam ser visualizados pelo app e-Título, agora dá para baixar direto dessa mesma plataforma com facilidade e segurança.
- Confira também: App e-Título está entre os mais baixados do Android e iOS
Para isso, o eleitor acessa a plataforma e faz seu cadastro preenchendo as informações que forem solicitadas, como os documentos necessários para comprovar quem é você.
O site ainda tem um módulo de autenticação biográfica, com a reutilização das credenciais e da manutenção da pessoa autenticada. Isso facilita a vida do eleitor, pois não é necessário ficar fazendo todas as comprovações o tempo todo.
Gostou deste conteúdo? Então acesse as demais informações disponibilizadas aqui, no TecMundo, que facilitam sua vida durante o processo eleitoral em 2022. Bom voto!

Por Maura Martins
Especialista em Especialista
Jornalista. Doutora em Ciências da Comunicação e editora do portal de jornalismo cultural Escotilha.