Faltando uma semana para a eleição, chegou o momento em que os cidadãos começam a procurar seu título eleitoral e a organizar seus documentos. Desde 2020, já existe a facilidade do aplicativo e-Título, que substitui o documento de papel e que pode ser apresentado no dia do pleito.
Contudo, nem todo mundo consegue baixar o e-Título — seja por dificuldades com as tecnologias, seja por tentar acessar o app em cima do prazo das eleições, quando ele fica bloqueado para download.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Se esse é o seu caso, confira quais são as opções que você tem para conseguir votar normalmente no dia 2 de outubro sem ter seu título original em mãos.
Opção 1: sem usar recursos digitais
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Se não se lembra de onde guardou seu título de eleitor, você ainda pode votar normalmente nas eleições de 2022. Para isso, deve ir até sua seção eleitoral e levar um documento de identificação. Vale lembrar que sua situação eleitoral precisa estar regularizada — caso contrário, sua participação no pleito será vetada.
Segundo a Justiça Eleitoral, são aceitos os seguintes documentos:
- carteira de identidade (RG);
- passaporte;
- carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Atenção: não é possível votar apresentando a certidão de nascimento ou a de casamento.
Opção 2: imprimir uma segunda via do Título Eleitoral
(Fonte: Estado de Minas)Fonte: Estado de Minas
Caso você não consiga ou prefira não instalar o e-Título no celular ou tablet, você ainda tem a opção de imprimir uma cópia de seu título eleitoral em sua própria casa.
Para dar seguimento, acesse a página Autoatendimento do Eleitor, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse endereço, é possível fazer o download do seu título de eleitor em formato PDF, usando um QR code de validação para os seus documentos.
Além de baixar uma cópia do título para fazer a impressão, nessa nova seção do Portal do TSE você consegue regularizar várias questões da sua situação eleitoral. É possível ter acesso a diversas informações a respeito do local de votação e de mudanças de seção, e ainda pode alterar o domicílio eleitoral para o próximo pleito.
“O grande avanço dessa página em comparação às eleições anteriores é a possibilidade do cadastro eleitoral e da emissão e impressão do título de eleitor pela via eletrônica. Isso é um avanço muito grande”, pontuou Cássio André Borges dos Santos, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ele avalia que em breve o documento de papel ficará obsoleto, embora seja sempre uma opção para quem ainda prefere a materialidade.
Como usar o Autoatendimento do Eleitor?
(Fonte: IG)Fonte: IG
O site Autoatendimento do Eleitor reúne várias funcionalidades que facilitam a vida dos cidadãos. Se antes os títulos só podiam ser visualizados pelo app e-Título, agora dá para baixar direto dessa mesma plataforma com facilidade e segurança.
- Confira também: App e-Título está entre os mais baixados do Android e iOS
Para isso, o eleitor acessa a plataforma e faz seu cadastro preenchendo as informações que forem solicitadas, como os documentos necessários para comprovar quem é você.
O site ainda tem um módulo de autenticação biográfica, com a reutilização das credenciais e da manutenção da pessoa autenticada. Isso facilita a vida do eleitor, pois não é necessário ficar fazendo todas as comprovações o tempo todo.
Gostou deste conteúdo? Então acesse as demais informações disponibilizadas aqui, no TecMundo, que facilitam sua vida durante o processo eleitoral em 2022. Bom voto!
Fontes
Categorias