Uma bateria Tesla Megapack pegou fogo e acabou causando incêndio nas instalações de armazenamento de energia operada pela concessionária PG&E na cidade de Monterey, na Califórnia (Estados Unidos). O incidente, ocorrido na terça-feira (20), não deixou feridos.
Conforme a CNBC, o incêndio teria começado por volta de 1h30 e, no final da manhã, o fogo ainda não havia sido totalmente apagado. Apesar disso, não houve interrupção no fornecimento de energia para os clientes da região, mas parte de uma rodovia local precisou ser fechada para facilitar o controle das chamas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mais problemas foram evitados devido aos sistemas de segurança da instalação, que funcionaram como o previsto, de acordo com um porta-voz da concessionária. As ferramentas desconectaram automaticamente a instalação de armazenamento da bateria da rede elétrica, assim que o incêndio foi detectado.
Cada unidade da Tesla Megapack armazena mais de 3 MWh de energia.Fonte: Tesla/Divulgação
No local, é utilizado um sistema Tesla Megapack de 182,5 megawatts, também conhecido como Elkhorn Battery. Trata-se de uma bateria gigante, com cerca de 7 metros de comprimento e 1,60 metro de largura, normalmente utilizada para armazenar energia de fontes intermitentes e acionada em momentos de maior demanda ou problemas na rede.
Poluição do ar
Incêndios em baterias de íon lítio, como este envolvendo o sistema da Tesla, podem liberar substâncias tóxicas no ar, entre as quais ácido clorídrico e fluorídrico, segundo o oficial de controle e poluição do ar do Distrito de Recursos Aéreos da Baía de Monterey, Richard Stedman. No entanto, a entidade não soube dizer se o incidente impactou a qualidade do ar na região.
Vale lembrar que o mesmo sistema Megapack da empresa de Elon Musk, deste incidente mais recente, pegou fogo durante testes na Austrália em agosto do ano passado. Na ocasião, também não houve feridos nem interrupção do fornecimento de energia, mas a instalação localizada em Victoria precisou ser evacuada.
Fontes