No dia 1º de fevereiro do ano que vem, o sistema Registrato, do Banco Central (BC) vai mudar. O acesso à plataforma de consulta de dados financeiros do cidadão será feito usando o cadastro no Portal Gov.br.
O Registrato serve para que os cidadãos consultem, gratuitamente, informações sobre chaves Pix, contas, operações de câmbio, cheques devolvidos e dívidas com bancos e órgãos públicos. Dá ainda para verificar se o CPF foi usado por outra pessoa.
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Os usuários têm cerca de cinco meses até a mudança. O tempo foi dado pelo BC, de acordo com circular editada na quarta-feira (14), para que as pessoas que ainda não têm cadastro Gov.br criem um login.
O órgão destacou que a maioria dos usuários prefere usar essa conta, mesmo com outras opções. Em números, o login único foi usado em 97% dos acessos ao "Fale Conosco". O Protocolo Digital recebeu 94% dos visitantes do mesmo modo, assim como 82% dos usuários que entraram no Registro Declaratório Eletrônico – Investimento Estrangeiro Direto.
Conta Gov.br
A conta Gov.br pode ser criada tanto pelo site como pelo aplicativo. Basta clicar em "Entrar com gov.br" e clicar no botão "Criar conta gov.br". Depois, digitar o CPF e seguir as orientações para criar a conta.
O cadastro é gratuito e rápido. Ele permite o acesso a vários serviços digitais do governo, como o INSS, a carteira de trabalho digital e o seguro desemprego, por exemplo. Alguns serviços exigem o nível de segurança prata e ouro, atingido com o reconhecimento facial.
Fontes