A LG confirmou hoje (14) ter realizado novos testes com a tecnologia 6G terahertz (THz), conseguindo transmitir e receber dados a uma distância de até 320 metros. O padrão de redes móveis é o sucessor do 5G, mas sua estreia deve demorar alguns anos.
De acordo com a marca sul-coreana, os experimentos ocorreram na última quarta-feira (7) em um ambiente ao ar livre no Instituto Fraunhofer Heinrich Hertz (HHI) de Berlim, na Alemanha. O envio e a recepção dos dados foram feitos de forma estável na faixa de frequência de 155 a 175 GHz.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O feito representa um grande avanço em direção à adoção das redes 6G THz em áreas urbanas, segundo a companhia, pois a cobertura celular de referência das estações-base é de aproximadamente 250 metros. Além disso, trata-se de uma melhoria significativa em comparação com os testes de 2021, quando as transmissões alcançaram uma distância de 100 metros ao ar livre.
LG segue realizando testes com a rede 6G.
“Com o sucesso de nossa última demonstração, estamos um passo mais perto de atingir velocidades 6G de 1 TB por segundo em áreas urbanas internas e externas”, comemorou o vice-presidente executivo da LG, Kim Byoung-hoon. Ele também confirmou a realização de mais testes com institutos de pesquisa e empresas do setor para o desenvolvimento da tecnologia.
Estreia prevista para 2029
Aproveitando as frequências de banda ultralarga, o 6G possui um alcance relativamente curto e pode sofrer perdas da transmissão à recepção. Para contornar tais problemas, a empresa e seus parceiros desenvolveram um amplificador de potência de 20 dBm, aumento de mais de 5 dBm em relação ao ano passado.
Um amplificador receptor de baixo ruído, minimizando as interferências na recepção do sinal, também foi adotado neste experimento mais recente. As melhorias foram fundamentais para a obtenção de resultados superiores aos registrados no último teste.
Segundo a LG, as discussões em torno da padronização do 6G devem começar por volta de 2025, mas a nova tecnologia só deve começar a chegar ao público em 2029. A expectativa do setor é de que a sexta geração da internet móvel forneça velocidades 10 vezes maiores que o 5G, reduzindo ainda mais a latência e apresentando maior confiabilidade.
Categorias