Nas Eleições 2022, uma das novidades é a utilização de um modelo inédito de urna eletrônica, fabricada pela Positivo Tecnologia. Além de fornecedora e design diferentes, ela traz várias melhorias relacionadas à segurança e ferramentas para uma maior acessibilidade, entre outras adições, mas não será a única versão disponível no dia da votação.
Quem for à seção de votação, no dia 2 de outubro, quando acontece o primeiro turno, também poderá encontrar outros modelos de urna eletrônica. A previsão é de que sejam utilizadas mais de 577 mil unidades durante o pleito, em todo o país, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O total inclui os equipamentos reservas, acionados em caso de defeito naqueles que estarão em uso. E para completar o contingente necessário, o órgão anunciou a utilização de modelos fabricados a partir de 2010, que também seguem rigorosos padrões de segurança, apesar de serem mais antigos.
Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar nas Eleições 2022.Fonte: Shutterstock
Quais modelos de urnas eletrônicas serão usados nas Eleições 2022? A seguir, vamos apresentar um resumo sobre cada uma das versões escolhidas pelo TSE, confira.
Urna Modelo 2009
Urna eletrônica versão UE 2009.Fonte: Justiça Eleitoral/Divulgação
Fabricada pela Diebold, a UE 2009, como ela também é conhecida, foi lançada em 2010, estreando nas Eleições Gerais daquele ano. Esta versão executa o sistema operacional Linux e recebeu um dispositivo capaz de melhorar a segurança do hardware e fornecer ferramentas criptográficas.
O equipamento ganhou ainda memórias USB no lugar dos velhos disquetes para registrar os resultados, além de apresentar terminal do mesário com leitor biométrico. Cerca de 73 mil unidades dela devem estar disponíveis este ano.
Urna Modelo 2010
Urna eletrônica versão UE 2010.Fonte: Justiça Eleitoral/Divulgação
A versão UE 2010 da urna eletrônica foi lançada em 2011 pela mesma fabricante, a americana Diebold. Suas características são bastante semelhantes às encontradas no modelo anterior, incluindo a ferramenta para aprimorar a segurança e o uso de memórias USB.
Também rodando o sistema Linux, ela estreou nas Eleições Municipais de 2012, possui tela levemente maior e conta com mais de 117 mil unidades para serem utilizadas este ano, no primeiro e no segundo turno, se necessário.
Urna Modelo 2011
Urna eletrônica versão UE 2011.Fonte: Justiça Eleitoral/Divulgação
Mais um equipamento desenvolvido pela empresa sediada nos Estados Unidos, a urna eletrônica UE 2011 foi apresentada em 2012 e trouxe algumas pequenas atualizações em relação a versão que estreou um ano antes. Entre elas, vale destacar as melhorias no leitor biométrico do terminal do mesário.
O TSE também utilizou esta versão nas Eleições de 2012, nas quais os eleitores escolheram prefeitos e vereadores em suas cidades. São aproximadamente 35 mil unidades disponíveis para a próxima disputa, conforme as informações do órgão.
Urna Modelo 2013
Urna eletrônica versão UE 2013.Fonte: Justiça Eleitoral/Divulgação
Anunciado em 2014, o equipamento recebeu updates importantes no sistema operacional Linux. As melhorias implantadas pela Diebold na nova versão do software proporcionaram uma maior segurança, principalmente na utilização da criptografia.
Sua estreia ocorreu nas Eleições 2014, quando foram votados os cargos de deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República. Pouco mais de 30 mil unidades da UE 2013 devem ser aproveitadas em outubro.
Urna Modelo 2015
Urna eletrônica versão UE 2015.Fonte: Justiça Eleitoral/Divulgação
Com lançamento em 2016, a urna UE 2015 chegou trazendo maior capacidade de processamento na execução de algoritmos criptográficos, além de Boletins de Urna (BUs), impressos ao fim da votação, exibindo QR Code. O modelo foi usado pela primeira vez nas Eleições 2016.
A versão, igualmente desenvolvida pela Diebold e que foi submetida ao Teste Público de Segurança em 2017, 2019 e 2021, terá quase 96 mil unidades prontas para uso nesta próxima eleição.
Urna Modelo 2020
Urna eletrônica versão UE 2020.Fonte: Justiça Eleitoral/Divulgação
Além do design diferente das urnas mais antigas, a nova urna eletrônica 2022 tem várias outras mudanças, começando pela empresa que venceu a licitação para fabricá-la. Oficializada no ano passado, a versão UE 2020 traz um processador 18 vezes mais rápido, bateria que não precisa de recarga e a possibilidade de acoplar um pendrive a ela.
O modelo de urna que estreia nas Eleições 2022 tem ainda novos recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras na tela, apresentando os cargos em votação, e sintetizador de voz aprimorado, falando os nomes de vices e suplentes. Terminal do mesário com tela sensível ao toque no lugar do teclado mecânico é outro destaque.
A nova urna eletrônica das Eleições 2022 teve a segurança testada e validada por pesquisadores de três universidades e contará com mais de 224 mil unidades para uso na próxima votação.
Fontes
Categorias