O cartão de crédito está mais presente do que nunca em nossas vidas. Com a popularização dos bancos digitais, ficou muito mais fácil conseguir um cartão – o que pede que tenhamos mais organização com nossos gastos impulsivos.
Assim, pode ocorrer de você se arrepender de ter feito uma compra online ou ficar insatisfeito com algum problema do produto adquirido.
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Por isso, é importante saber como pedir estorno no caso de uma compra que você fez no cartão. Pensando nisso, explicamos todos os passos para que você possa fazer isso. Confira!
O que é estorno do cartão de crédito?
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
O estorno do cartão de crédito é um procedimento que envolve o cancelamento de uma transação para a devolução do dinheiro gasto. Isto pode ser feito tanto para compras online quanto para as presenciais.
A solicitação pode ser feita de duas formas: no site ou na loja em que a compra foi feita ou direto na administradora do cartão.
Quando o estorno é concedido, ele pode acontecer por meio do cancelamento do valor da compra, a devolução do dinheiro gasto, ou por crédito direto nas faturas seguintes do cartão de crédito.
Quem tem direito a pedir estorno do cartão?
O pedido de estorno de uma compra no cartão de crédito é um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor. No entanto, a situação da compra precisa obedecer a alguns parâmetros:
- O cliente se arrependeu da compra feita em loja online em no máximo 7 dias depois de ela ter sido realizada – no caso da loja física, a empresa não é obrigada a devolver o dinheiro se não houver irregularidade no produto. Ao usar este recurso em uma compra online, a empresa também tem de responsabilizar por coletar o item que será devolvido, sem custo ao consumidor;
- O produto está dentro do prazo de garantia, mas tem algum defeito, e a empresa não repara o dano em até 30 dias;
- O produto recebido veio em quantidade diferente da que foi informada na embalagem;
- Uma oferta anunciada não foi cumprida. Por exemplo, o prazo de entrega que foi prometido na compra não foi obedecido;
- A cobrança feita no cartão foi indevida. Pode acontecer de o estabelecimento ter passado um valor a mais no seu cartão.
Como pedir o estorno da compra?
Se a sua situação se adequa em alguma das condições anteriores, você pode solicitar o pedido de estorno diretamente para a loja ou para a própria administradora do cartão. Vejamos como funciona:
Pedido de estorno para a loja
Os passos para pedir estorno diretamente ao estabelecimento comercial – presencial ou online – são os seguintes:
- O cliente faz o pedido de estorno que, na sequência, verifica as políticas de devolução;
- Se tudo estiver certo e a compra for presencial, o estorno é feito pelo estabelecimento diretamente na máquina de cartão que foi usado para fazer a compra;
- Se a compra for em loja online, o cliente receberá o ressarcimento imediato ou nas próximas faturas;
- A operadora do cartão devolve o valor para a conta ou cancela a cobrança.
Pedido de estorno com a operadora do cartão
Se o estabelecimento não concordar em fazer o estorno, você pode acionar diretamente a operadora do cartão.
Neste caso, a operadora abrirá uma disputa entre as duas partes e o cliente precisa juntar documentos – fotos, comprovantes de atrasos na entrega, etc. – que ajudem a justificar o pedido de estorno.
É importante ressaltar que o pagamento é sempre feito pelo estabelecimento comercial, e a administradora do cartão é apenas uma mediadora do processo. Por isso, o estorno será feito apenas após a loja aceitar as condições e devolver o dinheiro.
Se isso não acontecer, ou seja, se a empresa negar que você tenha direito ao estorno, você pode se dirigir ao PROCON e questionar a decisão do estabelecimento.
Como funciona o estorno?
Estorno é realizado pela empresa em que você adquiriu o produto e/ou serviçoFonte: Getty Images
O jeito em que o estorno será realizado depende da forma com que foi feita a compra. Se o pedido é pelo cancelamento, o que deve ser feito é a suspensão da cobrança, que não deve aparecer na sua fatura.
Em outras situações, o estorno virá como crédito nas próximas faturas, e pode levar de uma ou até duas faturas para que você o receba.
É importante também destacar que esse reembolso só virá nas faturas seguintes se a atual for paga. Por isso, atente-se para manter seu pagamento em dia com a operadora do cartão.
No caso de cobrança indevida, a administradora do cartão precisa estabelecer um prazo para a restituição do valor. Este tipo de empresa costuma ser ágil e levar até uma semana para fazer isso, mas vale aqui lembrar de ficar acompanhando para verificar se o pagamento foi efetuado.
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