Nesta última quarta-feira (31), o Google anunciou mais uma novidade para o período das Eleições 2022. Desta vez, a companhia anunciou o recurso "Como Votar" no buscador, onde os brasileiros poderão tirar dúvidas sobre como votar, como usar urnas eletrônicas, entre outras questões.
A funcionalidade foi criada em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e responderá todas as dúvidas sobre o tema, como endereços de locais, horários e ordem de votação, documentação necessária, entre outras questões mais comuns. O recurso também apresentará abas com notícias relacionadas às eleições, vídeos explicativos do TSE e informações sobre as pesquisas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Neste ano, a experiência ganhou mais conteúdos e links para guiar o eleitor por ações como baixar o aplicativo e-Tìtulo, encontrar os locais de votação no site do TSE e tirar dúvidas diretamente no serviço de mensagens oficial da Corte Eleitoral”, foi revelado em nota oficial.
O objetivo do Google é ajudar os eleitores a acabarem com as dúvidas.Fonte: Unsplash
Google nas Eleições 2022
A partir dessa quinta-feira (1), o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos entrará em vigor para verificar anunciantes que queiram rodar anúncios eleitorais — a política havia sido aplicada ao nível federal em novembro de 2021. Já o Relatório Google Trends Eleições 2022 apresenta informações sobre as pesquisas dos brasileiros em relação ao tema.
Há cerca de duas semanas, a companhia também anunciou a Central Google Trends - Eleições 2022, uma ferramenta que apresenta dados em tempo real sobre os candidatos à presidência e partidos políticos — inclusive, os dados foram importantes para fornecer informações durante o primeiro debate presidencial na Band TV.
Em parceria com a jornalista Patrícia Campos Mello, a Folha de S.Paulo e o ITS Rio, o Google está reforçando a produção de conteúdo de qualidade e checagem de informações. Enquanto isso, o Projeto Comprova será responsável pela checagem de fatos por meio de um app para Android e iOS, chamado de Comprova.
O Programa Núcleos de Checagem Eleitoral treinou mais de 60 jornalistas e 31 veículos brasileiros sobre a checagem de fatos. Com a campanha "Conheça seu Voto", o Google também lançou uma série de vídeos sobre o tema.
Em 2022, a empresa anunciou o apoio a seis organizações governamentais (ONGs) com foco no aumento da diversidade entre parlamentares e chefes dos Executivos — foi realizada uma doação de R$ 1,5 milhão para as ONGs.