Os carros da Tesla poderão se conectar à internet em qualquer lugar nos Estados Unidos, para acesso a uma série de serviços online, utilizando a conexão fornecida pela rede de satélites Starlink da SpaceX. A novidade foi revelada pelo CEO da montadora Elon Musk, na quinta-feira (25).
Como de costume, o bilionário usou o Twitter para anunciar mais uma inovação dos produtos de suas empresas. Desta vez, a confirmação veio após um seguidor questionar se as conexões disponibilizadas pelas antenas celulares acopladas à segunda geração dos satélites também seriam aproveitadas pelos carros elétricos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em resposta, Musk respondeu que “Sim”, sem dar maiores detalhes a respeito de como funcionará o sistema nos veículos. Porém, o empresário havia participado de um evento, momentos antes do tweet, no qual apresentou a nova cobertura de internet via satélite para celular da empresa, que será oferecida em parceria com a T-Mobile.
Will tesla be getting this service as well with the premium connectivity ?
— Tesla Owners Silicon Valley (@teslaownersSV) August 26, 2022
Segundo o bilionário, os usuários terão acesso a velocidades de 2 Mbps a 4 Mbps, que provavelmente serão as mesmas distribuídas aos automóveis. Isso não é o suficiente para utilizar recursos como as transmissões ao vivo das câmeras dos carros, mas garantirá acesso a funções mais básicas mesmo fora da área de cobertura das torres de telefonia.
Estreia prevista para 2023
A internet da Starlink nos carros da Tesla deverá estar disponível a partir do próximo ano, quando os usuários da T-Mobile também poderão acessar a conexão em seus celulares. As antenas que fornecerão o serviço serão acopladas à segunda geração da constelação de satélites da operadora.
De acordo com a empresa, a nova rede da Starlink fornecerá cobertura em todo o território norte-americano, além do Havaí, Alaska, Porto Rico e águas territoriais, eliminando as “zonas mortas” (áreas sem cobertura). Até a estreia, os carros da Tesla seguem se conectando pela rede 4G LTE da AT&T.
Fontes
Categorias