O CEO da Tesla Elon Musk voltou a manifestar preocupação com um potencial colapso da população mundial devido às baixas taxas de natalidade em algumas regiões, em meio aos dados divulgados recentemente pela Coreia do Sul e o Japão. Ele comentou sobre o assunto em seu perfil no Twitter, nesta sexta-feira (26).
“O colapso populacional devido às baixas taxas de natalidade é um risco muito maior para a civilização do que o aquecimento global”, escreveu o bilionário. Na sequência de tweets, ele explicou que não estava negando os problemas relacionados às mudanças nos padrões de temperatura, ao ressaltar que vê as mudanças climáticas como um grande perigo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As falas de Musk vieram após o escritório de estatísticas do governo da Coreia do Sul informar, na quarta-feira (24), que a taxa de fertilidade do país caiu a um nível recorde. Os dados referentes a 2021 indicam que as sul-coreanas terão uma média de 0,81 filho ao longo da vida, contra o índice de 0,84 registrado em 2020.
Population collapse due to low birth rates is a much bigger risk to civilization than global warming
— Elon Musk (@elonmusk) August 26, 2022
No Japão, a informação que preocupou o empresário foi a baixa na lista de espera para admissões nas creches de Tóquio, chegando a 300 crianças em abril deste ano, uma queda de 97% em comparação com as 8.568 crianças aguardando uma vaga em 2017. A Rússia é outro país com taxas em declínio, fazendo o governo recriar um programa de incentivo à natalidade da época da União Soviética.
Assunto abordado em outras ocasiões
Antes disso, Musk já havia falado a respeito das quedas na taxa de fertilidade em vários países. Uma delas foi durante entrevista ao podcast Full Send, quando ele disse que o único motivo pelo qual a população do planeta não está caindo é que “as pessoas estão vivendo mais”.
Pessoa mais rica do mundo, o chefe da SpaceX também se mostrou preocupado com o futuro da humanidade em maio, ao comentar sobre a baixa natalidade na Itália. Na época, ele comentou que o país “não terá mais pessoas se essas tendências continuarem”.
O empresário foi ainda mais alarmante em dezembro do ano passado, ao opinar que “se as pessoas não tiverem mais filhos, a civilização vai desmoronar”. É válido lembrar que Musk tem 10 filhos.
Fontes