Eleições 2022: como consultar o patrimônio dos candidatos

2 min de leitura
Imagem de: Eleições 2022: como consultar o patrimônio dos candidatos
Imagem: TSE/Divulgação

Consultar o patrimônio dos candidatos que vão participar das Eleições 2022 é algo que qualquer pessoa pode fazer. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza as informações sobre os bens dos concorrentes na página de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas).

Por meio da plataforma, o eleitor tem acesso à lista de bens declarados ao órgão, incluindo casas, apartamentos, chácaras, carros etc. Também é possível conferir informações sobre negócios próprios, participações em empresas, investimentos, ações na bolsa, saldo na poupança e conta corrente, entre outros detalhes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale ressaltar que o TSE fez algumas mudanças no sistema de divulgação dos bens, baseado na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Com isso, o site informa apenas que um determinado candidato possui um carro, por exemplo, e o seu valor de mercado, em vez de especificar o modelo e a marca.

O primeiro turno das Eleições 2022 é no dia 2 de outubro.O primeiro turno das Eleições 2022 é no dia 2 de outubro.Fonte:  TSE/Divulgação 

No site DivulgaCandContas, há ainda a possibilidade de acompanhar a evolução patrimonial de quem ocupa cargo público e tenta se reeleger, comparando a declaração atual com a feita nos pleitos anteriores. Nome, data de nascimento, cor/raça, escolaridade e redes sociais utilizadas são alguns dos outros dados disponíveis.

Como pesquisar o patrimônio dos candidatos nas Eleições 2022

O sistema de divulgação de bens dos candidatos do TSE permite verificar as declarações feitas por concorrentes das cinco regiões do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul), além dos presidenciáveis.

Neste exemplo, vamos mostrar como descobrir o patrimônio dos candidatos à Presidência, mas o caminho é o mesmo para qualquer cargo. Confira o tutorial:

1. Acesse o site DivulgaCandContas;

Página de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE.Página de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE.Fonte:  TSE/Reprodução 

2. Em “Consultas por Regiões Brasileiras”, clique na opção desejada. Neste caso, vamos escolher “Brasil”, para verificar os bens dos presidenciáveis;

Consulta aos bens dos presidenciáveis.Consulta aos bens dos presidenciáveis.Fonte:  TSE/Reprodução 

3. Na próxima tela, clique em “Candidaturas”;

Conferindo as candidaturas registradas.Conferindo as candidaturas registradas.Fonte:  TSE/Reprodução 

4. Escolha a alternativa “Presidente”;

Cargo para pesquisa.Cargo para pesquisa.Fonte:  TSE/Reprodução 

5. A página seguinte mostra os nomes de todos os candidatos ao cargo. Clique no concorrente desejado, na aba “Nome na Urna”, à esquerda da tela;

Lista de candidatos à presidência.Lista de candidatos à presidência.Fonte:  TSE/Reprodução 

6. Agora, você está na página do candidato, podendo conferir todos os dados registrados por ele. Para descobrir o seu patrimônio, vá à opção “Lista de Bens Declarados”, no canto esquerdo;

Página do candidato.Página do candidato.Fonte:  TSE/Reprodução 

7. O detalhamento dos bens indica o tipo de patrimônio (apartamento, casa, veículo, dinheiro em espécie etc) e o valor dele. Ao final da página, há o valor total dos bens declarados.

Lista de bens do candidato.Lista de bens do candidato.Fonte:  TSE/Reprodução 

Para pesquisar o patrimônio dos candidatos nas Eleições 2022 em outras áreas, basta refazer os passos, escolhendo a região e o cargo. Já a consulta da evolução patrimonial pode ser conferida na opção “Eleições Anteriores”, que fica abaixo da “Lista de Bens Declarados”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.