Recentemente, o Nubank disponibilizou o Pix agendado, uma funcionalidade que permite ao usuário programar pagamentos recorrentes para pessoas físicas e jurídicas.
O principal ponto positivo dessa nova ferramenta está nas transações automáticas, que permitem a compensação financeira em contas sem que seja sempre preciso se preocupar em realizá-las na mesma hora.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Dessa forma, para que você comece a aplicar o Pix programado no seu dia a dia, trouxemos um tutorial completo sobre a função. Confira abaixo!
Como usar o PIX agendado do Nubank?
Por ser uma nova funcionalidade, é normal que dúvidas apareçam. Foi pensando nisso que preparamos esse passo a passo! Afinal, uma ajudinha sempre vai bem, ainda mais quando é realizada de maneira simples e rápida. Veja:
1. Acesse o aplicativo do Nubank;
2. Clique em "Área Pix";
(TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
3. Selecione "Transferir" e insira o valor que desejado;
4. Clique em "Agendar transferência";
(TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
5. Insira a chave Pix da pessoa que irá receber o pagamento;
6. Escolha o dia em que o Pix deverá ser realizado;
(TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
7. Selecione "Agendar transferência" para concluir o procedimento;
8. Ao fim do processo, um comprovante será gerado, podendo ser salvo ou compartilhado com outras pessoas.
O que é o Pix?
(Banco Central/Reprodução)Fonte: Banco Central
O PIX, também conhecido como Pagamento Instantâneo Brasileiro, é um meio de pagamento criado em 2021 pelo Banco Central na tentativa de facilitar transferências bancárias.
A funcionalidade é gratuita para pessoas físicas e pode ser utilizada durante 24 horas nos 7 dias da semana. Por esse motivo, o sistema quebrou a barreira que muitas pessoas possuíam quando desejavam realizar transferências para outras instituições fora do expediente bancário – como nos finais de semana e feriados.
Ao fazer uma transação, o pagamento é concluído em poucos segundos, disponibilizando o dinheiro para uso no mesmo instante. Atualmente, o PIX pode ser realizado a partir de duas maneiras: chave PIX ou QR Code.
Para usar a chave, é preciso gerá-la a partir de uma informação pessoal, como CPF, número do celular e e-mail, ou escolher uma chave aleatória – gerada de forma automática pelo banco. Em seguida, basta informá-la a outras pessoas para que consigam te encontrar e enviar o dinheiro necessário.
Já o QR Code, é utilizado principalmente por estabelecimentos. Nessa opção, o local irá gerar um código integrado com a compra que está sendo feita. Dessa maneira, o usuário precisa apenas abrir o app e fazer a leitura do QR Code gerado pela loja.
Apesar do Banco Central não estipular limite de valores máximos para as transações, as instituições financeiras possuem essa liberdade para proteger seus correntistas. Assim, é importante verificar os limites com o seu banco caso deseje efetuar uma transferência de alto valor. Já o valor mínimo para a transação, é estipulado em R$ 0,01.
Veja mais: Robô do Pix: golpe usa perfis falsos para 'distribuir dinheiro
Afinal, o Nubank é confiável?
(Nubank/Reprodução)Fonte: Nubank
Com um pouco mais de 40 milhões de usuários no Brasil, é possível dizer que o Nubank é uma instituição financeira de confiança. No último ano, a empresa foi a instituição digital mais utilizada do país, o que demonstra sua grande popularidade entre os brasileiros.
De acordo com a própria Nubank, para proteger a conta e as informações de seus usuários, a empresa investe em medidas de seguranças rigorosas, como criptografia, autenticação de dois fatores e o uso de VPN.
Além de tudo, o aplicativo também possui certificado de segurança, que exige autenticação através de uma selfie para autorizar o funcionamento do app no aparelho.
As notificações em tempo real também são apontadas como um mecanismo de segurança, pois permitem que o usuário identifique transações não reconhecidas de forma rápida e fácil, podendo realizar o bloqueio da conta no mesmo instante.
Vale a pena lembrar que o Nubank deve seguir as regras impostas pelo Banco Central em casos de fraude bancária, o que traz ainda mais segurança para os correntistas da instituição.
Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!
Fontes