Pelo menos dois sites que disponibilizavam versões não oficiais do beta para desenvolvedores do iOS 16 foram retirados do ar pela Apple, nas últimas semanas, conforme revelou o MacRumors na quarta-feira (10). A nova versão do sistema operacional foi apresentada em junho, durante a edição 2022 da Apple Worldwide Developers Conference (WWDC).
As páginas ofereciam acesso antecipado ao software, que foi lançado para os desenvolvedores após o evento e teve o beta público liberado apenas no mês seguinte, de forma oficial. Elas também traziam links para download de firmwares do iPadOS 16, tvOS 16 e macOS Ventura.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Um dos sites fora do ar é o BetaProfiles.com, conhecido por disponibilizar softwares de teste da Maçã lançados originalmente para desenvolvedores. Segundo a publicação, os responsáveis pela plataforma confirmaram ter recebido contato de advogados representando a big tech e decidiram removê-la para evitar problemas legais.
O beta público dos sistemas operacionais é gratuito para os usuários.Fonte: Apple/Reprodução
O outro é o IPSW.dev, que funciona de forma semelhante à página citada anteriormente, disponibilizando os sistemas operacionais via serviços de compartilhamento de arquivos como o WeTransfer e também por torrents. Neste caso, não ficou claro se o site foi procurado pela gigante de Cupertino ou se antecipou a um possível processo.
Programa para desenvolvedores é pago
O beta para desenvolvedor do iOS é disponibilizado pela Apple exclusivamente para aqueles que participam do programa da empresa voltado a tais profissionais. Mas é necessário pagar uma taxa anual de US$ 99 (R$ 508 pela cotação do dia) para ter acesso antecipado às novas versões do software.
Já o beta público do iOS, que demora um pouco mais para sair, é oferecido gratuitamente para quem possui inscrição em outro programa da Apple, específico para esta edição do sistema.