A Microsoft anunciou nesta terça-feira (26) um aumento de 12% de receita no quatro trimestre, totalizando US$ 51,9 bilhões. Com lucro operacional de US$ 20,5 bilhões (+5%) e líquido de US$ 16,7 bilhões (+2%), as receitas de setores estratégicos da empresa, como do Windows e Xbox, caíram.
A receita do Windows OEM (de vendas para as empresas) no período caiu 2%. A Microsoft cita que o movimento tem relação com as paralisações de produção na China e a “deteorização do mercado de PCs em junho para um impacto negativo na receita”. Por outro lado, a divisão do Surface teve aumento 10% na receita.
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De acordo com a consultoria Gartner, no segundo trimestre do ano, o mercado global de computadores enviou cerca de 72 milhões de unidades, sendo este um declínio de 12,6% em relação ao mesmo período de 2021. Os principais motivadores seriam questões geopolíticas, econômicas e os desafios da cadeia de suprimento.
Microsoft lançou o Surface Laptop Go 2 no início de junho deste ano.
No caso do Xbox, a receita de hardware viu uma diminuição de 11%, enquanto o setor de serviços e conteúdo para videogames caiu 6%. Segundo o relatório da Microsoft, esse é um reflexo de menos horas “de engajamento e monetização em conteúdo de terceiros”, citando também o Game Pass.
LinkedIn e nuvem
O LinkedIn, também de propriedade da Microsoft, viu um aumento de receita de 26%, além da receita de publicidade de pesquisa e notícias que cresceu 15%. Quanto às despesas operacionais, que aumentaram 12% (US$ 593 milhões), a empresa cita que houve um impulso por parte da plataforma por causa de investimentos e engenharia de nuvem.
No setor de servidor e serviços em nuvem da empresa, a receita aumentou 22% impulsionada, entre outros, pelo Azure. Separadamente, esses serviços tiveram um aumento de 40%. Já a receita líquida de produtos de servidor diminuiu 2%.
A Microsoft não comentou, por outro lado, a aquisição da Activision Blizzard, cotada para ser finalizada ainda neste ano por US$ 68,7 bilhões.
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