The BRIEF

Coinbase é investigada por negociações irregulares de títulos

A corretora foi acusada de vender valores mobiliários não registrados junto ao órgão regulador dos Estados Unidos

em 26/07/2022, 12:30
Coinbase é investigada por negociações irregulares de títulos

Fonte:  Shutterstock 

Imagem de Coinbase é investigada por negociações irregulares de títulos no tecmundo

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) abriu uma nova investigação contra a Coinbase, conforme relata a Bloomberg nesta terça-feira (26). O órgão quer saber se a corretora de criptomoedas permitiu a negociação irregular de ativos digitais que deveriam ter sido registrados como títulos.

Uma das principais plataformas de criptoativos do mercado americano, a exchange oferece atualmente mais de 150 tokens, após a ampliação do seu portfólio. Caso esses ativos fossem considerados valores mobiliários, a companhia precisaria ser registrada na SEC, discussão que tem se acirrado nos últimos tempos.

Para a autoridade reguladora, um token precisa ser regulamentado quando o dinheiro gasto pelo investidor é usado para pagar uma empresa com o objetivo de gerar lucros pelos esforços dela. Bitcoin e ethereum não foram classificados como títulos pela agência, sob essa característica, mas outras moedas digitais se enquadram no padrão.

A corretora negocia mais de 100 opções de criptoativos para seus clientes.A corretora negocia mais de 100 opções de criptoativos para seus clientes.

Essa nova investigação acontece ao mesmo tempo em que há outra apuração relacionada à plataforma de negociação de moedas digitais. No caso vindo à tona na última semana, um ex-gerente da Coinbase foi preso por fraude eletrônica e conspiração, acusado de usar informações privilegiadas para a compra de tokens.

Corretora nega acusação

Diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal foi ao Twitter para se posicionar a respeito da nova investigação aberta pela SEC. De acordo com ele, a exchange não comercializa títulos não registrados no órgão, relembrando um artigo publicado no blog da plataforma, há uma semana.

“Fico feliz em dizer isso de novo e de novo: estamos confiantes de que nosso rigoroso processo de diligência — um processo que a SEC já revisou — mantém os valores mobiliários fora de nossa plataforma”, escreveu.

Apesar da negativa, as ações da Coinbase caíram após a notícia sobre a investigação, chegando a registrar queda de até 9,2% na abertura do mercado, hoje.


Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também