Nesta segunda-feira (25), a Samsung realizou uma cerimônia para comemorar sua primeira leva de chips com litografia de 3nm, confirmando o que reportagens anteriores já especulavam. Agora, a companhia sul-coreana sai na dianteira em relação a TSMC no que diz respeito ao processo de fabricação mais avançado da atualidade.
O evento foi realizado no Hwaseong Campus, na Coreia do Sul, e contou com executivos do alto escalão da empresa, políticos e diversos funcionários que contribuíram para o marco. O lote inicial, ao contrário do que se pensava, não é destinado para outras fabricantes de celulares, mas sim para mineradores de criptomoedas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso acontece pois os chips com processo de fabricação de 3nm utilizam tecnologia GAA (Gate All Around), que promete entregar melhorias significativas de 45% em eficiência energética em relação aos chips de 5nm. Ademais, as novas peças devem ter 23% a mais de desempenho, com uma superfície 16% menor.
Wafer de silício.Fonte: Unplash
Chips de 3nm em celulares
No entanto, é esperado que a Samsung utilize essa tecnologia para produzir o vindouro processador Exynos 2300, exclusivo da marca. Rumores também indicam que a CPU Snapdragon 8 Gen 2 para o Galaxy S23 também poderia ter ajuda da gigante sul-coreana, mas a Qualcomm só considera essa possibilidade caso a TSMC venha a ter problemas ao fabricar os seus próprios chips de 3nm.
A TSMC deve começar a produção em massa dessas peças até o final do ano, e os futuros aparelhos da Apple já vão começar a receber os supostos chips M2 Pro e M2 Max para as novas versões do MacBook Pro.