O Banco Central do Brasil divulgou sua tradicional lista com o ranking de reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento. A relação traz as 15 organizações que mais frustraram seus clientes durante o primeiro trimestre de 2022, e o C6 Bank lidera nesse quesito.
É importante entender que a posição de um banco no ranking não é determinada apenas pelo volume de reclamações que ele recebe, mas sim por uma relação entre as reclamações procedentes pelo seu número total de clientes. Isso resulta num índice que, quanto maior, pior.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ranking de reclamações do Banco Central
Além do C6 Bank no topo, a lista conta com BTG Pactual e Banco Inter no pódio de bancos com mais reclamações do ranking do Banco Central. Outros nomes conhecidos, como Nubank, Itaú e Caixa, também aparecem entre as 15 instituições.
Veja a lista completa abaixo:
- C6 BANK (conglomerado)
- BTG PACTUAL/BANCO PAN
- INTER (conglomerado)
- BMG (conglomerado)
- SANTANDER (conglomerado)
- BRADESCO (conglomerado)
- MERCADO CRÉDITO (conglomerado)
- ORIGINAL (conglomerado)
- PAGBANK-PAGSEGURO (conglomerado)
- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado)
- BB (conglomerado)
- ITAU (conglomerado)
- VOTORANTIM (conglomerado)
- NUBANK (conglomerado)
- MIDWAY S.A. - CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO
O BC informa que a lista tinha sua divulgação prevista para abril, mas sofreu atraso por conta de uma greve. Em breve, no dia 28 de julho, uma nova versão do ranking será lançada, trazendo os dados para todo o primeiro semestre de 2022.
O site oficial do BC traz as estatísticas completas do ranking, com o número absoluto de reclamações e de clientes para cada banco.
Fontes