A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que Brasília será a primeira cidade brasileira a receber a ativação das redes de 5G. De acordo com o conselheiro Moisés Moreira, a novidade chegará à capital do Brasil nesta próxima quarta-feira (6). Ainda sem data estimada, São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte serão as próximas cidades a receberem a tecnologia.
"Hoje [segunda-feira] haverá uma reunião extraordinária do Gaispi, às 17h, e na pauta está a ativação do 5G em Brasília para o dia 6 agora, quarta-feira. A EAF [entidade administradora de faixa] implantou todos os filtros necessários, fez testes no fim de semana todo, está tudo certo. Será aprovado, não há motivo para não aprovar", disse Moreira ao G1.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O conselheiro é o presidente e coordenador do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), responsável pela implementação da internet 5G no Brasil.
Atualmente, estão disponíveis 67 smartphones homologados pela Anatel com a tecnologia 5G.Fonte: Shutterstock
5G em Brasília
No grupo, também colaboram representantes das empresas de telecomunicação vencedoras do Leilão de 5G no Brasil — na faixa de 3,5 GHz. Além disso, representantes do Ministério das Comunicações e da própria Anatel participam do Gaispi.
Brasília é a primeira cidade a oferecer a opção por conta de uma exigência menor de equipamentos em comparação com as outras cidades brasileiras. Segundo Moreira, as operadoras Claro, Tim e Vivo já estão prontas para oferecerem a conexão 5G na cidade — as empresas até instalaram filtros para evitar interferências.
Originalmente, o 5G deveria estar funcionando em todas as capitais até o dia 31 de julho, mas o prazo foi estendido até o dia 29 de setembro devido a problemas logísticos. Contudo, por enquanto, não há previsão específica para oferecer o sinal 5G ao redor do Brasil e, inclusive, antes é necessário realizar uma limpeza da faixa de 3,5 GHz para evitar interferências, por exemplo, com sinais de TVs parabólicas.
Apesar das principais capitais do Brasil receberem o 5G ainda neste ano, a previsão para as demais cidades vai até 2029. A entidade Siga Antenado, criada pela Claro Tim e Vivo, é a responsável pela distribuição dos kits e instalação dos filtros — em Brasília, o trabalho da entidade iniciou em junho e foi concluído no início de julho.
Categorias