A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) começou a discutir sobre o cenário de delivery no Brasil há algum tempo e, em setembro de 2021, propôs a tecnologia de Open Delivery. Agora, a Rappi anunciou que está aderindo ao padrão, e o McDonald's é a primeira grande rede de restaurantes que deve apostar na inovação.
O objetivo do Open Delivery é oferecer uma solução para padronizar e compartilhar informações entre restaurantes e canais de venda. Por exemplo, um restaurante em diferentes aplicativos de delivery pode ter uma operação mais eficiente e integrada em um só lugar.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O McDonald's também já está estudando o padrão para entender as melhorias do Open Delivery, como a conexão entre diferentes plataformas, melhor logística e atendimento ao cliente diferenciado. “Pode ser uma iniciativa para facilitar a operação. Estamos estudando o padrão”, disse o presidente da Arcos Dorados Brasil, Paulo Camargo, que opera o McDonald's no país.
“O Open Delivery entrega soluções que possibilitam que o mercado brasileiro de delivery continue expandindo. Um mercado aberto e com boas condições competitivas não só possibilita que os restaurantes possam oferecer seus produtos a um número maior de consumidores, como também abre espaço para que os consumidores tenham mais opções, contribuindo para o desenvolvimento de toda cadeia”, disse o vice-presidente de Corporate Affairs da Rappi, Martin Martorell.
Integração de dados
É importante destacar que o Open Delivery não é uma plataforma, aplicativo ou sistema, ele é um conjunto de padrões para criar um cenário onde as diferentes empresas de delivery se comuniquem entre si e ofereçam uma gestão integrada para facilitar a logística dos donos de restaurantes e bares.
A Americanas também revelou que integrará os padrões do Open Delivery no serviço Americanas Delivery, em conjunto com a empresa especialista em tecnologia para varejo Linx. Segundo o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o intuito do novo padrão é resolver alguns dos entraves nas operações de delivery e aumentar a competitividade.
Categorias