Em março deste ano, a Netflix anunciou que começaria a testar uma nova forma de cobrança aos usuários que compartilham suas senhas com terceiros. Atualmente, o teste está em andamento no Peru, Chile e na Costa Rica e o objetivo da empresa é expandir a nova política globalmente até o fim do ano.
Mas, ao que tudo indica, o plano da Netflix não parece estar indo muito bem até o momento. Segundo a organização internacional de jornalismo Rest of World, que conversou com assinantes peruanos do streaming, a atualização da plataforma para a nova política ainda está incerta.
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Em conversa com a organização, alguns usuários da Netflix afirmam que, dois meses após o anúncio, ainda não receberam qualquer aviso da empresa sobre a mudança, enquanto outros ignoraram a regra e continuam compartilhando suas senhas — sem receberem notificações ou avisos de cobrança extra.
Quem pode dividir a conta?
Um dos problemas que a empresa pode estar enfrentando é a definição de "família", já que os termos da plataforma indicam que apenas pessoas que moram na mesma casa podem compartilhar uma conta. Por outro lado, muitos assinantes veem a definição como uma ligação familiar de parentesco, ignorando o endereço.
A confusão levou agências de defesa do consumidor do Peru, Chile e Costa Rica a pressionarem a empresa para a criação de canais de comunicação mais claros sobre a política, além de definir mais claramente a definição de família.
Além disso, os próprios colaboradores estão confusos com a nova política. Uma funcionária de atendimento ao cliente da Netflix revelou que a instrução da empresa inclui apenas passar um código de verificação para o usuário que afirmar estar usando sua conta em outro local diferente do cadastrado. A Netflix afirma que a mudança teste está acontecendo de forma gradativa nos três países.
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