Liberada ainda nos primeiros dias de entrega do IRPF 2023, a declaração pré-preenchida auxilia o usuário na inserção dos dados no programa da Receita Federal. Além de conseguir exportar detalhes de uma declaração anterior automaticamente, o sistema também usa cruzamento de dados para preencher novos campos do documento.
O uso da declaração pré-preenchida conta com poucos requisitos e pode auxiliar na entrega rápida da declaração do Imposto de Renda. Afinal, fazer o procedimento e realizar a entrega incompleta pode ser mais vantajoso que deixar o assunto de lado — o atraso tem multa mínima de R$ 165,74, além de poder chegar a 20% do imposto devido.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como fazer a declaração pré-preenchida do IRPF 2023
A declaração pré-preenchida pode ser utilizada no programa do Imposto de Renda em todas as suas versões — para desktop, mobile ou diretamente na web. Antes de utilizar a função, é necessário dar um upgrade na segurança da conta Gov.br, que precisa ter nível de segurança Ouro ou Prata. Saiba mais detalhes abaixo.
Como conseguir conta Gov.br nível ouro ou prata
A conta Ouro e Prata do sistema Gov.br pode ser obtida de diferentes formas. Veja algumas opções simples:
- Entre na conta Gov.br e vá na seção de "Privacidade/Selos de Confiabilidade";
- Para obter uma conta Prata, faça uma validação de dados com a CNH, internet banking ou dados do SIGEPE;
- Para pular diretamente para o nível Ouro, selecione a opção de validação facial, que fará uma análise de reconhecimento facial e cruzará os dados com as informações da Justiça Eleitoral.
Passo a passo para fazer a declaração pré-preenchida
Agora que você já possui uma conta com nível Ouro ou Prata no Gov.Br, é possível utilizar a função de declaração pré-preenchida para a entrega do Imposto de Renda 2023. Confira abaixo como fazer isso:
- Faça o download do programa do IRPF para PC ou mobile, ou utilize a versão web do serviço;
- Faça login com a sua conta Gov.br com nível Ouro ou Prata;
- Na seção "Nova", clique na opção "Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida";
- A Receita Federal recomenda conferir todas as informações trazidas pela declaração pré-preenchida antes da entrega, para garantir que não existem erros nos dados;
- Após preencher a declaração, realize a entrega até dia 31 de maio.
A entrega do Imposto de Renda 2023 compreende o patrimônio financeiro do contribuinte no ano anterior. Após a declaração, o usuário pode ficar de olho no calendário de distribuição da restituição. Neste ano, a Receita Federal também liberou o recebimento da quantia até mesmo via Pix.