A Universidade de São Paulo (USP) anunciou uma parceria internacional com a United States of Mars (USM), anteriormente conhecida como Radio Caca (RACA), com o intuito de criar um espaço no metaverso, onde professores e alunos poderão se reunir em um ambiente de aprendizado que oferece diversas possibilidades.
A instituição educacional recebeu um NFT pela primeira vez ao fechar a parceria — o token é referente a uma terra digital no metaverso da USM. Assim, a USP vai criar um espaço virtual para ser acessado em realidade virtual, aumentada ou mista, com diferentes opções para a interação entre alunos, professores, pesquisadores e visitantes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O intuito da USM é realizar parcerias com outras universidades ao redor do mundo para oferecer um metaverso com diferentes áreas e temas, como pesquisas em modelagem 3D em um ambiente imersivo, pesquisas nas áreas de educação, psicologia e tecnologia, entre outras opções.
A USP pode ser considerada a primeira universidade pública brasileira no metaversoFonte: Shutterstock
Metaverso da USP
“A parceria se dará inicialmente em colaboração com pesquisadores de convênio já firmado, o University Blockchain Research Initiative (UBRI), que é patrocinado pela empresa Ripple e deve envolver também outros pesquisadores da universidade em iniciativas específicas explorando a plataforma”, foi revelado em comunicado.
É importante destacar que a USP é a primeira universidade da América Latina a fechar a parceria com a United States of Mars. O metaverso do USM é um ambiente virtual em que universidades e criadores de conteúdo de diferentes áreas podem construir aplicações com todo o potencial da Web 3.0.