O blockchain da criptomoeda Solana (SOL) saiu do ar por aproximadamente 7 horas, após um bombardeamento de tráfego por bots. Segundo a conta do Twitter da equipe, houve um fluxo de 4 milhões de transações por segundo invadindo a Candy Machine — como é conhecida a ferramenta de cunhagem de NFTs.
Solana Mainnet Beta lost consensus after an enormous amount of inbound transactions (4m per second) flooded the network, surpassing 100gbps. Engineers are still investigating why the network was unable to recover, and validator operators prepare for a restart.
— Solana Status (@SolanaStatus) May 1, 2022smart people are coolerTecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Considerando que o limite de transações aceitas pela Solana é de 65 mil por segundo, a rede teve que ser reiniciada pelos validadores. Houve, entretanto, divergências de como resolver o problema. A solução não utilizou um novo código, apenas reiniciou a rede de onde ela havia parado sete horas antes.
O token SOL também sofreu queda enquanto o sistema estava fora do arFonte: Divulgação/Solana
O cofundador Anatoly Yakovenko reconheceu o esforço dos profissionais em recuperar o blockchain e foi criticado por estar Missing in Action (MIA, ou "Desaparecido em combate") durante o ocorrido.
A situação também gerou uma queda no token SOL. Cerca de três horas após o sistema sair do ar, o valor da moeda caiu para US$ 83,13 e se manteve assim por aproximadamente um dia, até subir novamente para US$ 89.
Fontes
Categorias