A Shopee é uma das diversas plataformas para compras online, e tal como qualquer outra existe a possibilidade de pedir o reembolso referente ao item adquirido caso algumas condições sejam cumpridas.
Ficou curioso para saber como pedir reembolso na Shopee? Então confira abaixo como fazer isso.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como pedir reembolso na Shopee?
Em linhas gerais, são apenas alguns passos para que você possa ter o dinheiro da sua compra de volta na Shopee. Confira a seguir:
- O primeira etapa é clicar na guia Eu, acessar Minhas Compras e depois seguir para Para Envira/Receber;
(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
- Clique no produto que deseja devolver e depois acesse Devolver/Reembolsar;
- Por fim, selecione os produtos para devolução e preencha os campos obrigatórios, confirmando em Enviar para finalizar o procedimento.
Vale mencionar que é preciso preencher todos os campos com os dados solicitados, bem como mencionar o motivo pelo qual está devolvendo o produto e enviar fotos mostrando o estado daquilo que será devolvido (para bens danificados, por exemplo, isso ajuda a mostrar o estado em que o item chegou ao endereço indicado).
Qual é a política de reembolso da Shopee
Caso esteja de olho em um reembolso, é bom ficar de olho se o seu caso se enquadra em uma das possibilidades a seguir:
- O não recebimento do produto;
- Produto chegou incompleto;
- Recebeu o produto diferente do solicitado ou errado;
- O produto chegou com amassados, arranhados ou outros danos físicos;
- O produto veio com mau funcionamento ou defeito.
Em caso de produtos que apresentem defeito, a Shopee ressalta que é possível iniciar o processo até 30 dias após o recebimento da compra. Partindo disso, a equipe do site vai analisar a situação e confirmará o mais breve possível a opção de reembolso caso seja aplicável.
Há ainda a possibilidade de reembolso por meio da política de arrependimento de compra, conforme podemos ver no texto a seguir (que está no site voltado aos vendedores):
O comprador pode solicitar a devolução ou o reembolso de um pedido recebido. Isso pode acontecer por atrasos no envio ou na entrega, recebimento de produtos danificados ou diferentes do anunciado, produtos enviados incorretamente ou incompletos. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor dá o direito de arrependimento da compra com prazo de 7 dias aos compradores, contados a partir da data de recebimento do pacote.
(Fonte: Campaign Asia/Reprodução)Fonte: Campaign Asia
Casos em que o reembolso não é aceito
Existem alguns casos nos quais o comprador não terá direito ao reembolso, e você pode conferir essas condições nas linhas a seguir:
- Caso o pagamento do produto ainda não tenha sido confirmado;
- Desistência de compra, item faltante, danificado ou não recebido após o comprador clicar em Pedido Recebido;
- Se o retorno do item for solicitado, mas não realizado pelo comprador;
- Devolução e reembolso de produtos pessoais, como roupas íntimas, roupas de banho, maquiagem usada, produtos perecíveis, itens de mercearia e produtos para adultos não são válidos.
Por fim, caso o produto já tenha sido enviado para o vendedor é preciso esperar um dia útil para receber o seu reembolso. Outro detalhe é que a devolução do valor vai seguir a mesma lógica feita no pagamento, e em caso de compras com cartão de crédito pode levar até duas faturas para o montante constar no seu demonstrativo.
Fontes