Será que existe diferença entre razão social e nome fantasia? Se você pensa em abrir uma empresa precisa conhecer as características próprias de cada um desses conceitos. Afinal, um dos primeiros passos é a escolha do nome empresarial.
Por isso, com o objetivo de ajudar nesse processo, veja neste post, a diferença entre razão social e nome fantasia e conheça as situações em que são aplicados na prática.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que é razão social?
A razão social é o nome jurídico da empresaFonte: Fonte: Shutterstock
De forma simples, é possível afirmar que a razão social é o nome jurídico da empresa, registrado no cartório e em outros órgãos governamentais. Esse é o registro que será usado nos documentos e transações legais, por exemplo:
- Contratos em geral;
- Nota fiscal;
- Licenças e certificados.
Outro fator interessante é que o título da razão social inclui o tipo empresarial, como:
- LTDA (Sociedade Limitada);
- SA (Sociedade Anônima);
- EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
Além disso, é válido destacar que no caso do MEI (Microempreendedor Individual) a razão social é formada automaticamente pelo nome completo do empreendedor seguido do número do CPF (Cadastro Pessoa Física).
O que é nome fantasia?
O nome fantasia é utilizado na apresentação comercial, como panfletos e cartões de visitaFonte: Fonte: Shutterstock
O nome fantasia é aquele que tem a finalidade comercial, ou seja, é o modo como a empresa será conhecida pelo público. Dentre outras situações, esse registro é rotineiramente usado em:
- Cartões de visita;
- Panfletos;
- Fachada;
- Sites e redes sociais.
Em geral, ao escolher um nome fantasia a principal intenção do empreendedor é optar por um título que seja fácil de memorizar e que auxilie na identificação da área de atuação e dos serviços prestados pelo empreendimento.
Qual é a diferença entre razão social e nome fantasia?
A principal diferença é que a razão social é um nome jurídico e de uso obrigatório. Já o nome fantasia é uma forma de divulgação comercial da empresa, sendo opcional em alguns casos, como para o MEI.
Além disso, é digno de nota que o empreendedor pode escolher utilizar o mesmo título tanto na razão social como no nome fantasia. No entanto, isso não é recomendado, visto que pode prejudicar a compreensão do público sobre os serviços ofertados.
Em resumo, a grande distinção entre razão social e nome fantasia é que cada um tem a sua própria finalidade. O primeiro tem o objetivo de ser utilizado em ações legais e o segundo busca auxiliar no marketing empresarial.
Categorias