Magazine Luiza usa ferramenta do Google para acelerar entregas

Por JORGE MARIN

13/04/2022 - 12:001 min de leitura

Magazine Luiza usa ferramenta do Google para acelerar entregas

Fonte :  Blog Cloud Cloud 

Imagem de Magazine Luiza usa ferramenta do Google para acelerar entregas no tecmundo

Na guerra travada pelas empresas de ecommerce para encantar seus clientes, o Magazine Luiza passou a utilizar uma ferramenta anunciada pelo Google no mês passado – o monitor de itinerários Cloud Fleet Routing – para reduzir ainda mais o tempo das entregas, através de um controle mais preciso da rota dos motoristas.

Ao adotar a nova interface integrada ao Google Cloud, mas ainda não liberada ao grande público, o Magalu aposta principalmente na solução Last Mile Fleet que, como o próprio nome indica, tem como foco a otimização da última milha, ou seja, a etapa final da entrega. A ideia é que o tempo de receber a mercadoria se transforme em um diferencial para o consumidor.

Enquanto aplica os recursos mais avançados de mapeamento introduzidos no Google Maps, a empresa paulista utiliza os dados obtidos para promover uma verdadeira revolução nas estratégias de logística. Entre elas, estão o reposicionamento dos centros de distribuição, o envio antecipado de determinados produtos, e o refazimento de itinerários com as melhoras rotas para a casa do cliente.

Por que o Magalu está adotando a ferramenta do Google?

Fonte: Blog Google Cloud/Divulgação.Fonte: Blog Google Cloud/Divulgação.

A parceria do Magazine Luiza com o Google atende aos interesses das duas empresas. A API Cloud Fleet Routing ainda é um projeto experimental, aberto apenas a “early adopters” que possam funcionar como “cobaias” para a implementação da solução na vida real. Para a gigante de Franca (SP), a solução busca "tirar o atraso" com alguns concorrentes que já encurtaram seus prazos de entrega para um dia.

Além disso, a implementação da ferramenta do Google foi considerada relativamente fácil. Embora tenha uma malha densa de distribuição, com mais de 2,1 milhões de entregas por mês, o Magazine Luiza conta com um time de tecnologia altamente qualificado. A pequena equipe conseguiu integrar os sistemas existentes do Magalu em apenas um mês, partindo de São Paulo para o resto do Brasil.


Por JORGE MARIN

Especialista em Redator


Veja também


Fontes