South By Southwest (SXSW) 2022: confira destaques do evento

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: South By Southwest (SXSW) 2022: confira destaques do evento

O South By Southwest (SXSW) é um dos maiores festivais de inovação, tecnologia e cultura do mundo e chegou à 29ª edição entre 11 e 20 de março deste ano.

A principal novidade de 2022 foi que o evento voltou a acontecer presencialmente em Austin, no Texas (EUA).

Nas duas edições anteriores, ele foi realizado 100% na modalidade online devido às restrições da pandemia de covid-19. Desta vez, as atividades foram presenciais e transmitidas por streaming.

Os temas do SXSW 2022 foram distribuídos em 15 trilhas de programação apresentadas em diversos formatos. Uma delas foi a “2050”, que abordou inteligência artificial, tecnologia humana e extensão radical da vida para debater os desafios ao humanamente possível.

Outros temas envolveram criatividade e inovação, o mundo do futuro, conectividade, inclusão, plataformas do metaverso e muito mais.

Futurologista Amy Webb na SXSWA futurologista Amy Webb apresentou o relatório Tech Trends Report durante a SXSW. (Fonte: Elena Seibert/Divulgação)

O relatório do futuro

Uma das palestras de destaque foi a da futurologista Amy Webb, que tratou de tendências. A fundadora do Future Today Institute (FTI) apresentou o relatório Tech Trends Report, com ênfase em inteligência artificial, Web3 e biologia sintética, além de suas aplicações, como apostas.

Isso se reflete especialmente nas visões para o metaverso, que ela considera um termo “guarda-chuva para todas as tecnologias que fazem a ponte entre os mundos físico e digital”. É nele, então, que as tendências vão ser aplicadas e, consequentemente, replicadas para o que é externo.

Conforme a futurologista, isso ocorrerá em três principais vertentes:

  • nos espaços digitais, em que o mundo real é simulado de forma 3D, ampliando experiências e abrindo novos mercados;
  • nas identidades digitais, nos conhecidos “avatares”, que permitem que o usuário viva experiências em ambientes virtuais;
  • e na mídia sintética, em que a produção de conteúdo digital se aproxima dos algoritmos.

Sobrevivência pela resiliência

O designer John Maeda, autoridade em Customer Experience e Chief Technology Officer (CTO) da Everbridge, apresentou um painel no SXSW 2022 para demonstrar como a resiliência faz parte da sobrevivência humana, de empresas e até de países, indo além de ser uma habilidade individual.

O foco é bastante contemporâneo, e ele afirma que o momento que estamos vivendo, em que sentimos tanto a mudança climática quanto a transformação digital, vai perdurar, o que pode ser amedrontador para pessoas e empresas. Mas é justamente desse medo que surge a resiliência.

Ainda mais importante, Maeda afirma que a resiliência pode ser aprendida e é fundamental para o universo dos negócios.

Considerando essas previsões, ele defende que as coisas não devem ser deixadas ao acaso e explica como a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo graças à centralização do design no digital, às relações de trabalho remotas e suas consequências e às mudanças industriais que envolvem tecnologia e priorizam o design inclusivo, por exemplo.

O tema da inclusão, além da resiliência em si e do foco no cliente, também foi levantado pelo ex-presidente da Nintendo, Reggie Fils-Aimé.

Narrando experiências profissionais, ele mostrou como fez para colocar o cliente no centro do processo produtivo, especialmente envolvendo os colaboradores da empresa.

Para Fils-Aimé, esse processo anda lado a lado com a diversidade, afinal o cliente é global e cada um tem sua peculiaridade.

Ele enxerga o tema como um grande problema dentro da indústria de jogos e considera que a diversidade deve ser atingida não só internamente, com quem cria os jogos, mas também com quem os consome.

O especialista defende culturas mais diversas e atentas às pessoas no futuro — e em um futuro não tão distante assim.

As identidades no mundo digital

A surpresa do SXSW 2022 (literalmente, já que não era esperado) foi a apresentação de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que dispensa apresentações.

O empresário citou um dos temas do momento, os tokens não fungíveis (NFTs), explicando como está desenvolvendo uma funcionalidade técnica para que eles sejam exibidos e criados no Instagram.

Além disso, aprofundou sua visão do metaverso, comentando alguns desafios tecnológicos que fazem parte da criação de uma plataforma dessa magnitude.

“Para que a realidade virtual decole, tem que ter um visual bom. Esse é um dos desafios mais interessantes da próxima década. Miniaturizar as coisas está muito mais difícil”, apontou Zuckerberg.

Como visto, o metaverso não foi exclusividade do CEO da Meta. O escritor e especialista em marketing Rohit Bhargava, criador da Non-Obvious Company, quis mostrar outro lado comentando, por exemplo, como é possível criar uma diferente identidade em cada metaverso e como o mundo ainda não está preparado para tais multiplicidades.

Bhargava ainda reforçou o debate sobre diversidade considerando a importância do “ungendering” que, em tradução livre, seria a degenerificação, ou seja, o fim da definição de produtos como “de homem” ou “de mulher”. Para ele, a humanização e a empatia devem se tornar mais do que referências, passando a ser estratégias.

Cubo Experience Recap SXSW 22
Evento do Cubo Itaú mostrará destaques do SXSW, além de possibilitar conexões e networking. (Fonte: Cubo Itaú)

Mais no Cubo Experience | Recap SXSW 2022

Se você se interessou pelos temas do SXSW, vai gostar de participar do Cubo Experience | Recap SXSW 2022, que mostrará detalhes das tendências apresentadas no evento, além de possibilitar conexões e networking sobre o mercado.

O evento será realizado em 13 de abril, a partir das 19h, e os inscritos terão acesso aos principais pontos do SXSW, além de matchmaking com startups do Cubo. A inscrição pode ser feita pelo Sympla do Cubo Itaú, aqui.

Vale também conhecer melhor o Cubo Itaú, um hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico na América Latina, e conferir o relatório completo da SXSW.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.