A montadora norte-americana Tesla fechou um acordo com a Vale, gigante brasileira de mineração. Segundo uma reportagem da Bloomberg, a aliança envolve o fornecimento de níquel que é extraído no Canadá e deve ser usado para a fabricação de baterias para carros elétricos.
Detalhes do contrato não foram revelados e ambas as partes não comentaram a matéria original — apenas a Vale citou que pretende expandir os negócios no setor de carros elétricos, o que já é uma boa pista. Na última semana, a Vale anunciou outra expansão nessa área: ela vai fornecer produtos de níquel de baixo carbono para a fabricante de baterias de íon-lítio Northvolt.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O níquel é hoje um dos principais setores da empresa nacional.Fonte: Vale
A empresa brasileira é a líder global na produção desse setor e conta com minas, usinas e outras atividades em países como Canadá, Brasil, China, Coreia do Sul, Indonésia e Taiwan.
A movimentação da Tesla não é apenas com a marca brasileira tem a ver também com a invasão da Ucrânia: a Rússia sofreu várias sanções por iniciar a guerra e era, até o momento, uma das principais responsáveis pelo fornecimento de níquel para a indústria. As barreiras e limitações, portanto, forçam as companhias a buscarem parcerias em outros lugares e a preços mais acessíveis.
Musk e Brasil
Além do possível acordo com a mineradora, o CEO da Tesla, Elon Musk, tem outros interesses em território brasileiro. Apesar de ter descartado a construção de uma fábrica no país e de os carros da montadora estarem disponíveis por aqui apenas mediante importação ou serviços de assinatura, ele avançou em negociações para trazer a internet via satélites da Starlink para o país.
Fontes