O grupo financeiro Goldman Sachs fez uma estimativa de que a Shopee investirá cerca de US$ 1,5 bilhão no Brasil e América Latina em 2022, equivalente a R$ 7,21 bilhões em conversão direta. Segundo o relatório, em apenas dois anos de operação no país, a empresa chinesa já alcançou 5% do mercado de comércio eletrônico e deve expandir suas operações ao longo deste ano.
Os analistas acreditam que o compromisso da Shopee em tornar o Brasil um forte mercado “é inabalável”. Somente no quarto trimestre de 2021, a empresa registrou 140 milhões de pedidos brutos — um crescimento de 400% em relação ao mesmo período de 2020. No entanto, a empresa ficou com o lucro operacional negativo e o desempenho das ações da empresa mãe da Shopee, Sea Ltd., demonstra insatisfação dos acionistas com a atual gestão.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A queda de 66% das ações nos últimos seis meses pode exigir maior disciplina na alocação de capital por parte da gestão da Sea, porém, o Brasil continuaria no foco da expansão. Segundo o relatório do Goldman, em uma recente teleconferência sobre os resultados da Sea, a administração reiterou ter o país como prioridade.
(Fonte: Shopee/Reprodução)Fonte: Shopee
Possíveis mudanças
Visando tornar a operação autossustentável, algumas mudanças serão necessárias, conforme diz o Goldman Sachs. Sendo uma delas o aumento do valor do ticket médio — através do valor mínimo da cesta para políticas de frete grátis, por exemplo — e a redução dos custos de envio. Sobre o segundo tópico, a Shopee já iniciou o processo para montar sua própria transportadora no Brasil, inaugurando um centro de distribuição em Barueri, São Paulo.
Fontes
Categorias