Após uma falha na quinta-feira (3) que exibiu saldos e extratos incorretos, além de tirar as plataformas do Itaú do ar, a instituição confirmou nesta sexta-feira (4) que ressarcirá os clientes cujos pagamentos ficaram atrasados. As quitações deverão acontecer ainda no dia de hoje, com a devolução de juros de encargos que foram pagos por conta do problema.
Em nota enviada aos clientes, o Itaú confirma que o ressarcimento dos pagamentos de ontem será realizado hoje. Ao utilizar o aplicativo, alguns clientes também se depararam com uma mensagem indicando que se “algum pagamento foi realizado em duplicidade ele será corrigido automaticamente ao longo do dia”.
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O problema em questão teve início na manhã de ontem, segundo relatos de usuários em redes sociais. Ao longo do dia, após confirmar que a intermitência afetou apenas a demonstração das informações, o banco afirmou que o evento não teve “nenhuma relação com eventos externos”.
Retorno “aos poucos” dos sistemas
Ainda no dia de ontem, o Itaú confirmou que havia restabelecido os sistemas. “Informamos que voltamos à normalidade. Você pode realizar suas transferências por TED até às 18h15 ou usar o Pix até a meia-noite. Os pagamentos de boletos também poderão ser feitos até às 20h30”, informou uma mensagem no aplicativo. Alguns usuários do banco ainda relatam que enfrentam problemas de funcionamento, entretanto.
Há mais de 14h, o @itau DESAPARECEU com todo meu dinheiro e ainda não me ofereceu sequer uma explicação.
— rapariga com o nome de bia (sanz) ?????? (@oisanzb) March 4, 2022
Sobre o caso, Procons regionais e estaduais cobraram explicações do banco sobre o ocorrido. De acordo com o Procon-SP, a instituição financeira deverá informar detalhes sobre o problema e de como deverá atender e prestar suporte aos clientes.
Em nota ao TecMundo, o Itaú confirmou que a "origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento". A empresa também reforçou que "a causa não teve relação com quaisquer eventos externos" e lamentou o transtorno causado.
"O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos. O acesso via canais digitais também foi normalizado. Clientes com faturas de cartões e boletos vencidos na quinta-feira (3) e pagos nesta sexta-feira (4) terão juros e encargos referentes a 1 dia de atraso inibidos ou, se cobrados, ressarcidos automaticamente em sua conta corrente. Demais situações serão avaliadas caso a caso", informa a instituição.
*Matéria atualizada em 04/03/2022, às 14h56, com posicionamento do Itaú.
Fontes