O pagamento de IPVA, licenciamento anual e multas de veículos pode ser realizado de forma parcelada por meio do aplicativo da Serasa. A solução foi desenvolvida em parceria com a Zapay, startup especializada em débitos de veículos que tem quatro anos de funcionamento, atendeu 3,5 milhões de proprietários e regularizou mais de 500 mil automóveis.
A funcionalidade ainda está em período de testes e permite a consulta gratuita de valores pendentes e futuros em 22 Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Quando essa fase acabar, o serviço estará disponível também na Bahia, no Paraná e no Ceará e será ampliado para 25 estados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O app permite o pagamento à vista por Pix ou boleto e, ainda, dividido em até 12 vezes no cartão de crédito. O processo é realizado totalmente online, de forma ágil, segura, simples e sem burocracia.
Quem deve pagar o IPVA?
(Fonte: Detran-GO/Reprodução)Fonte: Detran-GO/Reprodução
O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é devido anualmente por todas as pessoas e empresas que possuem automóveis, como carros e motos e obedece um calendário de pagamentos diferente em cada estado.
O pagamento do tributo estadual, junto com outras taxas como licenciamento e multas pendentes, é fundamental para a liberação do Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) atualizado.
O que acontece se não pagar o IPVA?
A ausência de pagamento do IPVA, em si, não gera pontos na carteira nacional de habilitação (CNH), multas de trânsito ou apreensão do veículo. Isso não significa, porém, que o dono veículo em atraso não será penalizado.
Como a dívida do imposto impede a emissão do CRLV atualizado, o proprietário pode ser penalizado por circular com o documento vencido com uma infração gravíssima no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo.
Como consultar e pagar os débitos de veículos?
A consulta e o pagamento de débitos de veículos deve ser realizada, de forma oficial, no site de cada Detran estadual ou por meio dos aplicativos de bancos credenciados. Em cada caso, os procedimentos variam e podem exigir várias etapas. No entanto, a partir do app da Serasa, o processo se torna mais rápido. Veja como.
1. Download do App
(Fonte: Serasa Experian/Reprodução)Fonte: Serasa Experian/Reprodução
O primeiro passo para realizar a consulta e o pagamento dos débitos veiculares é ter o aplicativo da Serasa. Caso ainda não tenha instalado, o aplicativo pode ser baixado na Play Store ou App Store. Após a instalação, será exigido um breve cadastrado, começando pelo CPF, caso ainda não esteja registrado no serviço.
O app funciona como uma carteira digital, podendo ser abastecida por transferências bancárias, e permite verificar qualquer dívida que esteja registrada no Serasa, realizar o pagamento de contas, acordos e fazer recarga de celular, além de verificar quem consultou seu CPF de forma desconhecida, o que pode ser indício de fraude.
2. Selecione a área de pagamentos
(Fonte: Serasa Experian/Reprodução)Fonte: Serasa Experian/Reprodução
Após efetuar o cadastro e o login no aplicativo, o usuário deve tocar em "Pagar", disponível no centro da parte inferior da tela.
3. Entre na área do veículo
(Fonte: Serasa Experian/Reprodução)Fonte: Serasa Experian/Reprodução
Na área de pagamentos, será mostrado o saldo da sua carteira digital, bem como opções para pagar contas, pagar acordos ou recarregar o celular. O usuário deve tocar em "Débitos Veiculares" para ter acesso à consulta e ao pagamento do IPVA, licenciamento anual e multas.
4. Informe a placa
(Fonte: Serasa Experian/Reprodução)Fonte: Serasa Experian/Reprodução
Em seguida, a placa do veículo deve ser informada. Além disso, é necessário concordar com os Termos de Uso e Política de Privacidade e tocar em “Consulte e pague”. O app pode solicitar a informação sobre qual estado o veículo está registrado.
Como a funcionalidade está em teste, pode ser apresentada uma mensagem de erro. Nesse caso, é possível tentar novamente, preferencialmente em outro momento, pois o sistema ainda está apresentando alguma instabilidade.
5. Confirmação de dados
(Fonte: Serasa Experian/Reprodução)Fonte: Serasa Experian/Reprodução
Para garantir autenticidade e segurança na consulta, informe os dados solicitados, bem como o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e clique em “Continuar”.
6. Seleção dos débitos
(Fonte: Serasa Experian/Reprodução)Fonte: Serasa Experian/Reprodução
Os débitos que ainda não foram quitados serão exibidos na tela. É possível pagar um ou todos de uma vez, bastando selecionar as dívidas a serem pagas. A seguir, o usuário deve escolher a forma de pagamento, bem como a possibilidade de parcelamento em caso de cartão de crédito, e tocar em “Pagar Agora”.
7. Acompanhamento
(Fonte: Serasa Experian/Reprodução)Fonte: Serasa Experian/Reprodução
Um e-mail será enviado com o número de protocolo do pedido no site da Zapay, que pode ser acompanhado na opção “Meus Pedidos” no canto superior direito da página. Os pagamentos por cartão de crédito e Pix costumam ser confirmados em poucos minutos. Já o boleto pode demorar até dois dias úteis.
Fontes