A operadora de telefonia Tim Brasil e a gigante chinesa da área de telecomunicações Huawei anunciaram nesta quarta-feira (2) a celebração de um acordo de colaboração. Formalizado como um memorando de entendimento (MoU), o documento foi assinado em Barcelona, na Espanha, durante o Mobile World Congress (MWC) 2022, e tem como objetivo a realização do projeto “Cidade 5G”, que será implantado inicialmente em Curitiba, no Paraná.
A iniciativa Cidade 5G promete aproveitar as obras de implementação do padrão de tecnologia de quinta geração na capital paranaense para trabalhar no município o conceito de cidade inteligente, que prevê a evolução da tecnologia, o monitoramento de redes e o aperfeiçoamento da experiência dos cidadãos. Válido por dois anos, o acordo pode ser prorrogado se houver interesse das partes, e terá os primeiros testes finalizados até dezembro de 2023.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como irá funcionar o projeto 5G em Curitiba?
Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock
A parceria entre a Tim e a Huawei já é antiga e se consolidou em projetos de ampliação e implementação de redes do 2G ao 5G, além de resultar na construção da maior rede baseada em mMIMO, ou Massive MIMO (abreviatura em inglês para “múltiplas entradas múltiplas saídas”). A tecnologia prevê a emissão de sinal por antenas múltiplas, em vez das quatro utilizadas no MIMO tradicional. O objetivo é acelerar a troca de dados entre o terminal e a rede da operadora.
A ideia é que, no âmbito do projeto Cidade 5G, a rede mMIMO facilite o atingimento de velocidades 5G mais altas com baixíssima latência, que é o grande diferencial da citada tecnologia de redes móveis. A expectativa é de que essa combinação chegue aos usuários finais sob a forma de equipamentos e soluções sustentáveis, com baixo consumo de energia e alta qualidade na entrega dos serviços.
Categorias