O Programa Universidade para Todos (Prouni) abriu as inscrições para as vagas do primeiro semestre de 2022 nesta terça-feira (22), trazendo 273.001 bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares de todo o Brasil. A seleção leva em conta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A novidade desta edição é a possibilidade de usar o resultado do Enem nos dois últimos anos, ou seja, valem as notas das edições 2020 e 2021 do exame. A mudança surgiu com o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para concorrer às 181.036 bolsas integrais do Prouni, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já no caso das 91.965 bolsas parciais, que dão direito a 50% de desconto na mensalidade, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
As vagas do Prouni estão distribuídas entre 1.085 instituições de ensino superior.Fonte: Unsplash
Em ambos os casos, os candidatos às bolsas do Prouni 1º semestre de 2022 devem cumprir outros requisitos, como ter cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em escola privada. Também é preciso ter feito o Enem 2020 e/ou 2021, obtendo ao menos 450 pontos na média das notas e sem zerar a redação.
Como se inscrever
As inscrições para o Prouni 2022 1º semestre podem ser feitas no site oficial do programa, utilizando uma conta Gov.br. Se você já possui cadastro, clique em “Entrar com Gov.br” e forneça seu CPF e senha para continuar; caso ainda não tenha, vá até a opção “Crie sua conta Gov.br”, também na página inicial, e faça na hora.
Depois de efetuar login no site do Prouni com a conta Gov.br, você poderá escolher até duas opções de cursos em ordem de preferência, selecionando a instituição e o turno. Também é necessário escolher entre ampla concorrência ou vagas de cotas.
Página de login do Prouni.Fonte: Prouni/Reprodução
Feitas as escolhas, acompanhe a nota de corte parcial para a graduação desejada, tendo a possibilidade de mudar a escolha até o fim do período de inscrições, que se encerra às 23h59 do dia 25 de fevereiro.
Conforme o cronograma, o resultado do Prouni será divulgado no dia 2 de março (primeira chamada).
Fontes