A Polícia da Holanda atendeu, nesta terça-feira (22), a ocorrência de um homem armado em uma situação de sequestro em uma Apple Store em Leidseplein, uma praça movimentada que está localizada em Amsterdã, Holanda. De acordo com veículos de notícias locais, foram enviadas unidades especiais para atuar na situação.
A conta oficial no Twitter da polícia da capital holandesa publicou uma mensagem por volta das 14h (horário de Brasília) contando que havia um atendimento sendo realizado. Uma hora depois, foi informado que a pessoa estava armada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Depois de postar que não daria mais detalhes sobre a situação para não atrapalhar a ação e investigação, os oficiais holandeses pediram nas redes sociais que os moradores, empresários e trabalhadores da região de Leidseplein não se aproximassem do local e ficassem dentro de casa.
We vragen omwonenden, ondernemers en werknemers aan het Leidseplein om niet buiten te komen kijken en binnen te blijven.
— Politie Eenheid Amsterdam (@POL_Amsterdam) February 22, 2022
Além dos tweets da polícia, vários usuários publicaram vídeos da situação. Nas imagens é possível ver os agentes de segurança cercando o local e, possivelmente, tentando negociar com o bandido.
Vermoedelijke gijzeling Apple Store Leidseplein #overval #leidseplein pic.twitter.com/mMmgnRFNQG
— Thom (@vdhthom) February 22, 2022
NOW - Hostage situation at an Apple Store in #Amsterdam.pic.twitter.com/JZDXEvPjVx
— Disclose.tv (@disclosetv) February 22, 2022
Steeds meer leden van de DSI komen ter plaatsehttps://t.co/tFjc24uVgv pic.twitter.com/ubF0aepxI9
— AT5 (@AT5) February 22, 2022
Personeel op Leidseplein geëvacueerd. Komt oa richting Rijks. Balie-medewerkers vertellen daar dat ze half uur weg moesten blijven bij de ramen. Politie zei te gevaarlijk. Toen wegwezen. pic.twitter.com/3CEc4ZB0TL
— Mascha de Jong (@maschadejong) February 22, 2022
Ainda não se sabe a quantidade de pessoas que foram feitas reféns, a motivação do crime, se houve feridos e se tiros foram disparados.
[Atualização - 19h]: Horas depois, por volta das 18h30 do horário de Brasília e 22h30 do horário de Amsterdã, a polícia da capital holandesa informou que "dezenas de pessoas" foram liberadas de dentro da loja da Apple. As vítimas passaram por atendimento médico e depois foram encaminhadas para prestar depoimento. Todas as pessoas "estavam bem", segundo a autoridade local.
Além disso, a conta oficial no Twitter dos agentes de segurança também confirmou que o sequestrador foi capturado e estava deitado no chão na parte de fora da loja. Foi realizada uma vistoria no corpo do homem com um robô para confirmar se ele não estava com nenhum objeto explosivo.
We kunnen bevestigen dat de gijzelnemer uit de Apple Store is. Hij ligt op straat en met een robot wordt hij onderzocht op explosieven. Vanaf afstand hebben politiemensen hem met vuurwapens onder controle. De gijzelaar is in veiligheid.
— Politie Eenheid Amsterdam (@POL_Amsterdam) February 22, 2022