O Procon-SP notificou, nesta segunda-feira (21), a Americanas S.A., responsável pelos comércios eletrônicos Americanas e Submarino. Os sites de ambas as lojas ficaram fora do ar neste fim de semana sob a suspeita de ataque hacker.
Conforme o comunicado oficial, o órgão pede esclarecimentos sobre “quando o problema foi constatado; qual a previsão para sua regularização; quais providências e procedimentos relativos aos protocolos de segurança foram implementados; e quais medidas foram tomadas para mitigar possíveis danos decorrentes do ataque noticiado”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Há preocupação também sobre quais transações e operações foram e ainda estão comprometidas e os seus impactos para o consumidor. Outro ponto importante relacionado a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais, é saber se o ataque afetou o banco de dados da empresa e que informações foram acessadas.
Comunicados disponíveis atualmente nos sites (Fonte: Submarino/Americanas/Reprodução)Fonte: Submarino
Suposto ataque hacker
Usuários que tentaram acessar as plataformas de e-commerce se depararam com mensagens de “serviço indisponível” ou “falha no DNS”. Em um comunicado oficial, o conglomerado disse que suspendeu alguns serviços na madrugada deste domingo (20), e “acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado”.
No atual momento, os sites de ambas lojas apresentam uma mensagem que diz que, “por questões de segurança”, suspendeu proativamente parte dos servidores e está atuando com recursos técnicos e especialistas para normalizar a situação.
Fontes
Categorias