Amazon teve aumento nas vendas e lucro de US$ 25 bilhões em 2021

1 min de leitura
Imagem de: Amazon teve aumento nas vendas e lucro de US$ 25 bilhões em 2021
Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock

A Amazon divulgou, na última quinta-feira (3), o relatório fiscal do último trimestre de 2021 e consequentemente de todo o ano calendário. Os resultados apontam que a gigante teve a nível global um aumento de 21% nas vendas online (considerando a diferença de câmbio) no ano passado na comparação com 2020, chegando a US$ 469,8 bilhões (cerca de R$ 2,4 trilhões na cotação atual).

A alta fez com que o lucro operacional da empresa chegasse a US$ 24,9 bilhões (R$ 132 bilhões), um aumento de 8% na comparação com 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Informando os resultados aos acionistas, o documento também pontua que a companhia teve US$ 523 milhões em ações circulando no mercado ao final de dezembro de 2021, um crescimento de menos de 1% na comparação com 2020. O valor é uma somatória das ações ordinárias (que dão direito à voto e participação nas decisões) e as ações subjacentes (que derivam de outros ativos).

Amazon

Apesar dos números positivos, a Amazon teve queda de 30% no fluxo de caixa. “Como esperado durante as férias [de final de ano], vimos custos mais altos devido à escassez de mão de obra e pressões inflacionárias e esses problemas persistiram no primeiro trimestre devido à ômicron. Apesar desses desafios de curto prazo, continuamos otimistas e empolgados com os negócios à medida que saímos da pandemia”, pontuou Andy Jassy, CEO da Amazon.

No trecho do relatório em que comenta o resultado fiscal, Jassy aproveitou para agradecer aos funcionários da Amazon que “superaram mais um trimestre de desafios relacionados à covid”. O executivo disse que o trabalho foi fundamental para que as pessoas conseguissem presentear seus familiares nas festas de Natal.

Más condições de trabalho

Os comentários de Jassy tocam em um assunto bastante sensível para a marca de varejo. Já há algum tempo, colaboradores de vários lugares do mundo comentam sobre as más condições de trabalho nas dependências principalmente dos centros de distribuição (CDs). Trabalhadores chegaram a declarar que até mesmo o tempo de uso dos banheiros é contabilizado pelos superiores.

Lembrando estes casos e cobrando a empresa pelos danos ambientais e pela concentração de renda do ex-CEO Jeff Bezos, ativistas e grupos de trabalhadores protestaram contra a companhia em plena Black Friday do ano passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.