A Alphabet divulgou, na última terça-feira (1º), o relatório fiscal do quarto e último trimestre de 2021 e o resultado consolidado do ano todo. Um dos dados que mais chamou a atenção foi o faturamento do YouTube, plataforma de vídeo da holding. Entre outubro e dezembro, o site conseguiu US$ 8,6 bilhões (cerca de R$ 45,4 bilhões na cotação atual) com publicidade, número maior do que os US$ 7,7 bilhões (R$ 40,7 bilhões) em receita conseguidos pela Netflix no mesmo período.
A receita gerada pelo YouTube no último trimestre do ano passado ficou 26% maior do que na comparação com o mesmo período de 2020. Considerando os 12 meses de 2021, a receita com publicidade da plataforma de vídeos ficou em US$ 28,8 bilhões (R$ 152 bilhões).
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O CEO da Alphabet e Google, Sundar Pichai, disse que a vertical ainda tem muito potencial de crescimento. Ele citou formatos de mídia que se popularizam cada vez mais e que já estão trazendo um retorno interessante.
“Podcasts, jogos, educação, esportes, em todas essas áreas nós daremos uma olhada específica e descobriremos como podemos apoiar melhor os criadores [de conteúdo]”, defendeu.
Pichai também falou sobre oportunidades comerciais dentro do próprio site, como vendas de produtos no YouTube Shorts. “Embora seja muito cedo [para falar sobre], há muitos pilotos em andamento”, explicou.
O YouTube se viu, no ano passado, no meio de uma grande polêmica. O site de vídeos foi acusado por agências de checagens de fato do mundo todo de ser a principal plataforma de disseminação de fake news atualmente. Semanas depois, a CEO da empresa, Susan Wojcicki, respondeu em um comunicado dizendo que o combate à desinformação é sim "uma prioridade".
Receita recorde
A holding dona do Google também teve resultados muito bons em 2021, a despeito da pandemia de coronavírus. Pela primeira vez em sua história, a Alphabet ultrapassou a barreira dos US$ 200 bilhões em receita. A gigante teve um crescimento de 41% na comparação com 2020, chegando a US$ 257,6 bilhões (R$ 1,37 trilhão) em receita.
Google’s annual revenue:
— Jon Erlichman (@JonErlichman) February 1, 2022
2021: $258 billion
2020: $183 billion
2019: $162 billion
2018: $137 billion
2017: $111 billion
2016: $90 billion
2015: $75 billion
2014: $66 billion
2013: $56 billion
2012: $46 billion
2011: $38 billion
2010: $29 billion
2009: $24 billion
“O quarto trimestre apresentou um forte crescimento em nossos negócios de publicidade, que ajudou milhões de empresas a prosperar e encontrar novos clientes. Além disso, tivemos um recorde trimestral de vendas dos nossos celulares Pixel, apesar das restrições da cadeia de suprimentos”, argumentou Pichai.
Ruth Porat, CFO da Alphabet e Google, explicou que o crescimento da receita foi resultado do aumento dos investimentos das empresas com publicidade e a “forte atividade online dos consumidores”. “Nossos investimentos nos ajudaram a impulsionar esse crescimento ao entregar os serviços que as pessoas, nossos parceiros e negócios precisam”, pontuou.