Uma divisão imobiliária do Carrefour na Europa chamada Carmila anunciou que vai instalar caixas eletrônicos de criptomoedas em breve em shoppings na Espanha, permitindo aos clientes que forem ao supermercado comprar e vender moedas digitais com facilidade. A novidade será disponibilizada por meio de uma parceria com a Weex Capital, anunciada na última quinta-feira (13).
De acordo com a gigante dos supermercados, a compra e a venda de criptoativos estarão disponíveis 24 horas por dia nas máquinas, com a negociação de Bitcoin, Ethereum, Litecoin e mais opções de criptomoedas. Inicialmente, o serviço será restrito à Espanha, em estabelecimentos gerenciados pela Carmila. Como a divisão do Carrefour atua em mais de 200 locais no velho continente, incluindo pontos na Itália e França, a tendência é que uma expansão aconteça no futuro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nas transações com valor de até € 990, o equivalente a R$ 6,1 mil pela cotação do dia, o consumidor não precisará fornecer qualquer dado pessoal ou documento, tendo a identidade preservada, ao contrário do que ocorre nas corretoras online. Em operações acima dessa quantia, o usuário terá que ser identificado no terminal eletrônico.
Os caixas eletrônicos de criptomoedas do Carrefour vão estrear na Espanha.Fonte: Weex Capital/Divulgação
Os caixas eletrônicos de bitcoins e outras moedas digitais que poderão ser encontrados nos shoppings são gerenciados pela Weex Capital. A empresa espanhola informou que também não exige a vinculação de uma conta bancária para comprar e vender criptomoedas em suas máquinas.
Rastreamento de alimentos com blockchain
A tecnologia blockchain, que possibilita a rastreabilidade de operações no mercado financeiro e nas transações envolvendo moedas digitais, não é uma novidade para a varejista francesa. Desde 2018, o Carrefour utiliza a ferramenta para rastrear as cadeias de suprimento de pelo menos 20 produtos comercializados pela companhia.
Por meio do sistema, desenvolvido em parceria com a IBM, a empresa oferece aos clientes a possibilidade de acompanhar itens como frutas, carnes e leite, entre outros, desde a saída do local de produção até a chegada às lojas. Com o método, é possível evitar produtos que tenham pesticidas, por exemplo, aumentando a segurança para o consumidor.
Fontes
Categorias