De acordo com dados do Sensor Tower, 906 desenvolvedores ultrapassaram a marca de US$ 1 milhão em vendas de aplicativos móveis em 2021. O número impressiona, mas é ligeiramente menor que os 1.003 do ano passado, no auge da pandemia de covid-19.
Apesar de toda a polêmica envolvendo a loja de aplicativos da Apple, com taxas e práticas muitas vezes consideradas injustas, foi na App Store que mais de 64% dessas publishers quebraram a barreira de US$ 1 milhão pela primeira vez.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Número de publishers que atingiram receita de US$ 1 milhão pela primeira vez desde 2016Fonte: Sensor Tower via 9to5mac
Segmento de jogos ainda é o que vende mais
Os jogos ocupam o primeiro lugar entre os aplicativos móveis mais vendidos, com 32% do total da receita gerada em 2021. Em seguida aparecem as redes sociais, com 11%, e apps entretenimento, que possuem uma fatia de 7%.
Segmentos de aplicativos móveis que mais venderam na App Store e Google PlayFonte: SensorTower via 9to5mac
Mesmo com o número total de desenvolvedoras a quebrarem essa marca sendo menor que no ano passado, é importante ressaltar que em 2021 muitos governos começaram a autorizar o retorno parcial às atividades presenciais, e isso se refletiu no mercado de aplicativos mobile.
Taxa de publicação sobe para 30%
É sempre bom ver cada vez mais empresas, especialmente as pequenas, sendo bem sucedidas no mercado de desenvolvedoras, mas ultrapassar US$ 1 milhão de receita anual implica automaticamente que a taxa de 15% da AppStore passa a ser de 30% daqui pra frente. Uma política similar também está valendo para a Google Play.
Isso quer dizer que empresas que não tiverem uma boa monetização recorrente estão fadadas a ficar com uma arrecadação menor no próximo ano fiscal.
Fontes