PayPal pode tomar multa milionária por cancelar cupom no Brasil

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Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

O Procon-SP anunciou, ontem (20), que notificou o PayPal a prestar esclarecimentos sobre o cancelamento da ação promocional que estava distribuindo R$ 50 para usuários. De acordo com o órgão de Defesa do Consumidor, a empresa de meios de pagamento pode ser multada em até R$ 11 milhões caso haja a constatação de alguma irregularidade.

“A empresa deverá explicar qual a política e procedimento adotados para disponibilização do crédito de R$ 50 e, também, sobre a oferta estar indisponível em seu site, uma vez que indicava validade até 31/12/2021”, diz trecho da nota divulgada pelo Procon.

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Além disso, a entidade pontua que o PayPal tem até o dia 29 de dezembro, quarta-feira da próxima semana, para responder aos questionamentos e prestar os esclarecimentos.

Procon

A promoção

O problema com o PayPal começou na última quinta-feira (16), quando a plataforma anunciou que estava distribuindo um cupom de R$ 50 para todos os usuários que tivessem uma carteira virtual. O dinheiro poderia ser gasto em várias lojas que aceitam o sistema, incluindo a Steam e a Nuuvem, que chegou a ficar fora do ar devido à ação.

Como a promoção não colocava nenhum tipo de restrição durante o resgate, indicando somente que o valor deveria ser utilizado até 31 de dezembro, muita gente se aproveitou da situação e utilizou várias vezes o valor de R$ 50.

Vendo que a ação promocional havia “saído do controle”, o PayPal simplesmente retirou o benefício de todo mundo que não havia gastado ainda o dinheiro. Com isso, até mesmo quem simplesmente vinculou o desconto com sua conta teve os R$ 50 apagados da carteira.

Muitas pessoas se sentiram prejudicadas, já que foram penalizadas mesmo tendo seguido as regras, usaram até mesmo o Reclame Aqui para falar sobre a situação. Devido ao volume de reclamações, o PayPal Brasil chegou a ficar como a segunda empresa com mais reclamações de clientes e alcançou o top 20 do mês de dezembro, no final da semana passada.

Para tentar dar continuidade à ação, a empresa começou a distribuir o mesmo cupom de R$ 50 para “usuários elegíveis”. Foi difícil, porém, encontrar alguém que estava “elegível” para a nova versão da promoção.

O que diz o PayPal?

Por nota, a empresa disse que encontrou “uma falha” na campanha e que está investigando o assunto. “Esta campanha está disponível apenas para clientes qualificados que receberam a comunicação do PayPal por e-mail. A empresa informa também que está colaborando com as autoridades brasileiras para esclarecer a situação”, comunicou a plataforma de meios de pagamento ao site UOL Tilt.

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