Atual líder global de vendas de celulares, a Samsung pode perder o cobiçado posto neste final de ano para a sua maior concorrente. Conforme a previsão divulgada pela TrendForce na última terça-feira (30), a Apple deve assumir a liderança no quarto trimestre de 2021.
No levantamento divulgado pela empresa de pesquisa de mercado, a Samsung tem, no momento, 21,2% de participação no segmento, referente ao terceiro trimestre. Porém, essa fatia dominada pela gigante sul-coreana deve cair para 19,4% ao final de dezembro, de acordo com a projeção.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Seguindo tendência inversa, a Apple deve aumentar consideravelmente a sua presença, tornando-se novamente a marca que mais vende celulares no mundo, como sugere o relatório. Dos atuais 15,9% que detém, a Maçã poderá passar para 23,2% no quarto trimestre, assumindo o primeiro lugar com folga.
Projeção da TrendForce para o mercado global de celulares ao final de 2021.Fonte: TrendForce/Reprodução
O top 5 das maiores fabricantes de smartphones do mundo inclui também a Oppo (3º), Xiaomi (4º) e Vivo (5º), ocupando o terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. Essas posições devem ser mantidas ao final do ano, segundo a pesquisa, mas as marcas diminuirão seu percentual de participação em comparação com o trimestre anterior.
Vendas do iPhone 13 aceleradas
A principal razão para o provável retorno da Apple à liderança das vendas globais de celulares está no iPhone 13, como aponta a TrendForce. Lançada em setembro, a versão mais recente do telefone teria vendido mais de 10 milhões de unidades em todo o mundo apenas na Black Friday, conforme estimativa feita pela Wedbush.
Previsto para ser lançado nos primeiros meses de 2022, o iPhone SE 3 pode ser a principal aposta da Apple para se manter na liderança. Do outro lado, a Samsung tem no Galaxy S21 FE, que deve chegar em janeiro, e no Galaxy S22, cuja estreia é apontada para fevereiro, suas maiores esperanças para voltar a liderar o ranking.
Fontes
Categorias